Saiba a razão pela qual a Inteligência Artificial irá fugir do nosso controle

Há diversos filmes relatando sobre como as coisas acabariam se o ser humano perdesse o controle sobre as inteligências artificiais

Há diversos filmes relatando sobre como as coisas acabariam se o ser humano perdesse completamente o controle sobre as inteligências artificiais, quase todos eles possuem horríveis catástrofes no fim. Bom, parece que esse temor acabou chegando até os dias de hoje.

Não é novidade que diversos cientistas estão em busca do desenvolvimento completo da Inteligência Artificial, não é à toa que já inventaram robôs que sabem entregar comida e estão a poucos passos de desenvolver a capacidade de realizarem diversas outras tarefas. Mas, quando o assunto é tecnologia, dificilmente podemos confiar cegamente, isso porque as coisas podem sair do controle rapidamente.

Como falamos anteriormente, embora essa não seja uma ideia tão surpreendente, devido à tantas produções cinematográficas, como Matrix, a franquia completa de Exterminador do Futuro e muitos outros já fizeram o papel de trazer esse assunto a público.

Mas, fique tranquilo, ainda não estamos enfrentando isso verdadeiramente. Por outro lado, muitos pesquisadores afirmam que essa não é uma ideia completamente impossível de acontecer. Segundo as informações disponibilizadas de uma pesquisa feita pelo Journal of Artificial Intelligence Research, a hipótese não é tão absurda de acontecer.

Consoante as descobertas, os pesquisadores entendem que a Inteligência Artificial é exatamente um mecanismo muito mais inteligente do que o ser humano, não há nenhuma forma de conseguir controlá-la, caso um dia venha a sair do controle. Além disso, seria impossível projetá-los para que, em hipótese alguma, fizessem mal aos seres humanos.

Logo, isso nos faz entender que se em algum momento conseguirmos desenvolver uma inteligência artificial que esteja além do nosso entendimento, certamente o mundo poderia a beira do caos.

No entanto, é óbvio que quando tocamos nesse tipo de assunto, tudo irá depender até onde o ser humano poderá chegar. Na visão de alguns pesquisadores, se não utilizarmos robôs para transferir nossa inteligência a eles, gastando assim tempo e dinheiro, qual a razão para criá-los? Bom, nesse exato momento parece que não há respostas concretas.

Embora os desenvolvedores já tenham realizado a criação de robôs que conseguem entregar comida sozinho, a NASA também desenvolveu uma espécie de médicos robôs, os quais serviram para auxiliar os astronautas no espaço. Não há como negar, até o momento, grandes e significativos avanços aconteceu desde o ponto de partida até agora.

E, mesmo que a humanidade possa ser dizimada pela Inteligência Artificial superinteligente, certamente essa não será a pior forma de dar um fim a humanidade, uma vez que muitas produções de Hollywood já exibem alternativas bem mais assustadoras.

você pode gostar também