Teoria de Stephen Hawking diz que IA pode causar fim da humanidade
Análise científica mostra várias possibilidades de extinção da Terra. Segundo teoria de Stephen Hawking, a Inteligência Artificial é uma delas.
Muitos sabem que Stephen Hawking foi uma das mentes brilhantes da humanidade nos séculos 20 e 21. Sua contribuição para a ciência é inestimável e, apesar de sua morte, em 2018, ele deixou muitas teorias e estudos em que as futuras gerações poderão se aprofundar.
Uma grande parte do trabalho de Stephen Hawking foi muito focado na preservação da humanidade na Terra. E nesse sentido, ele lançou várias previsões relacionadas ao que poderia nos extinguir como raça.
As palavras – ou previsões – de Hawking são completamente separadas do que dizem os videntes reconhecidos que viveram ao longo de nossa história. Essas pessoas falam do ponto de vista esotérico ou dos dons sobrenaturais que diziam ter na época.
Já Hawking é visionário. Após sua análise científica do comportamento da humanidade e dos avanços tecnológicos, ele faz uma declaração sobre os cenários que podem nos acontecer como espécie. Como exemplo, ele conseguiu prever a pandemia de Covid-19, que teve início em 2020:
“No longo prazo, estou mais preocupado com a biologia. As armas nucleares precisam de grandes instalações, mas a engenharia genética pode ser feita em um pequeno laboratório. Você não pode regular todos os laboratórios do mundo. O perigo é que, por acidente ou de propósito, criemos um vírus que nos destrua”, disse ele há algum tempo em uma matéria de jornal.
O que Hawking diz sobre Inteligência Artificial?
Guerras nucleares ou possíveis visitas de uma espécie extraterrestre também surgem como possibilidades de extinção humana, segundo Hawking. Porém, há mais fatos atrelados aos tempos atuais e podem ser uma preocupação: a Inteligência Artificial.
Segundo afirmou o cientista britânico há cerca de oito anos, a Inteligência Artificial é o princípio do fim da raça humana.
Ele diz que, com a existência de robôs agindo sob seu próprio poder, não estamos muito longe deles serem capazes de “passar a assumir o controle e se redesenhar para derrotar os humanos”.
Tenebroso, não? E aí, que você achou dessa previsão de Hawking? Acredita que a IA prejudicaria a nós, seres humanos, daqui a algum tempo?