Epson toma atitude drástica para preservar o meio ambiente; entenda

Decisão da empresa vinha sendo cogitada há alguns anos e foi anunciada durante uma recente apresentação de novos produtos para escritório.

A cada ano que passa, as empresas buscam modernizar seus equipamentos para acompanhar os avanços tecnológicos e aumentar a produtividade.

Foi isso que aconteceu quando a companhia Epson compartilhou sua nova produção: as impressoras a laser. Elas conseguiram roubar o coração de todos os escritórios e se tornou a queridinha.

No entanto, embora tenham um lugar especial entre quem trabalha com esses equipamentos diariamente, a empresa afirmou que em breve deixará de comercializar esse produto.

A razão para isso estar acontecendo é devido à necessidade de cuidar do meio ambiente enquanto ainda é tempo. Nesse contexto, a Epson substituirá essa impressora por um equipamento que possui um tanque de tinta.

A notícia inesperada foi divulgada recentemente, no dia 23 de novembro, enquanto a empresa estava lançando novos produtos para uso nos escritórios. Sem dúvidas, esse foi o momento ideal para tal notícia.

Durante o processo de divulgação, a companhia comunicou que o lançamento era “uma mudança significativa na estratégia” e oficializou o grande compromisso da marca com a sustentabilidade.

Ao expor suas razões, a empresa logo compartilhou a grande revelação:

“O lançamento coincide com a decisão da empresa de fazer a transição total para jato de tinta e encerrar suas vendas e distribuição globais de impressoras a laser até 2026.”

Por que a Epson fará isso?

É necessário salientar que a decisão não surgiu de uma hora para a outra, mas que foi ponderada durante um bom tempo.

Ao longo desse percurso, a companhia até tentou encontrar outras formas de manter a impressora a laser disponível no mercado, adaptando-a para uma forma mais ecológica, mas infelizmente não teve bons resultados.

Sendo assim, a impressora que permaneceu sendo a ideal para promover a sustentabilidade foi a que utiliza jatos de tinta em seu processo de impressão.

Pesquisas revelam que impressoras a tinta produzem até 85% menos dióxido de carbono em comparação às máquinas a laser. Sem mencionar que, durante o processo de recarga, há menos lixo sendo gerado.

“Em termos de geração de resíduos, as impressoras jato de tinta Epson vêm com menos componentes que precisam ser substituídos, tornando sua operação mais conveniente, pois requer apenas a troca de tinta e caixa de tinta residual versus toner, tambor, revelador, fusores e mais componentes para modelos a laser”, explica a empresa.

“Este não é um pequeno detalhe, pois – com até 59% menos peças de reposição em comparação com as impressoras a laser – resulta em uma redução significativa do impacto no meio ambiente durante a vida útil de uma impressora.”

O único defeito deste tipo de impressora é a quantidade de tempo que ela acaba levando para realizar a impressão.

Em suma, isso poderá ser um obstáculo para as companhias que imprimem abundantes quantidades de papéis, questão que na impressora a laser era muito mais eficiente.

você pode gostar também