Você sabe qual planeta está mais próximo da Terra?

Muitos acreditam que determinado planeta do Sistema Solar é o mais próximo da Terra, mas aqui vamos explicar por que estão enganados.

Você já parou para se questionar qual é o planeta que se encontra mais próximo da Terra? Se sim, qual foi a sua resposta? Independentemente de qual tenha sido, você irá descobrir hoje se ela estava correta ou apenas equivocada.

Antes de tudo, é necessário destacar que essa resposta pode ser mais complexa do que você imagina. Embora muitos considerem Vênus um “irmão” da Terra e existem muitas semelhanças entre ambos, ele não é o mais próximo do nosso planeta.

No entanto, de acordo com alguns estudiosos, esse título pode ser entregue para Mercúrio.

Para aqueles que constantemente estão buscando saber mais sobre o Sistema Solar, é normal considerar Vênus como o “irmão” do Planeta Terra dentro dessa perspectiva. Justamente porque esse título não trata apenas sobre a distância, mas também sobre seu tamanho, massa e composição, valores que são considerados extremamente parecidos entre esses planetas.

Contudo, Vênus possui, digamos, um “defeito”: sua temperatura é extremamente alta, isso sem fazer menção da pressão que há lá dentro, a qual é prejudicial ao ser humano.

Se pararmos para realizar uma análise, veremos que Mercúrio tem sua órbita ao redor do Sol, mais perto do que qualquer outro dentro do sistema solar. Apesar disso, ainda é possível alegar que o planeta esteja mais próximo da Terra do que o próprio planeta Vênus, embora Mercúrio esteja mais perto da órbita da Terra.

Mas, afinal, qual planeta é o mais próximo?

Lembra quando mencionamos no começo que essa questão era mais complexa do que poderíamos imaginar? Então, isso acontece porque, ao mesmo tempo em que o Sol orbita, vemos Vênus chegar a uma distância aproximada de 0,7 unidades astronômicas da Terra. Em outras palavras, isso significa que a distância entre eles é de 108 milhões de quilômetros.

Porém, quando Vênus encontra-se localizado entre a Terra e o Sol, essa distância é diminuída para 40 milhões de quilômetros.

Por outro lado, Mercúrio possui uma distância de 77 milhões de quilômetros da Terra quando está mais perto da Terra. Não há como negar, vendo tais dados, que Vênus certamente é o que fica mais perto. Entretanto, conforme a visão de alguns pesquisadores, a Terra passa um período muito maior ao lado de Mercúrio do que de Vênus.

Todos estes resultados são baseados em cálculos matemáticos, os quais ficam responsáveis por encontrar a proximidade média da Terra. A razão para isso é que, de acordo com o modelo, Mercúrio seria considerado o mais perto da Terra, no momento em que a comparássemos a Vênus, pois sua órbita é mais próxima do Sol.

você pode gostar também