iPad de 9ª geração ainda é vendido com Lightning; saiba mais
Recentemente, a União Europeia decretou à Apple que todos os dispositivos comercializados em seu bloco devem ser vendidos com USB-C.
De forma repentina, no dia 18 de outubro de 2022, a gigante de tecnologia, Apple, resolveu fazer o lançamento do primeiro iPad com chip M2 e um novo modelo básico com porta USB-C pela primeira vez. No entanto, um detalhe acabou chamando a atenção: a Apple não abandonou o conector Lightning de seus tablets. De fato, o iPad simples de 9ª geração ainda está sendo comercializado pela empresa e não trocou a sua única conexão cabeada. Na realidade, pode-se dizer que o momento esperado por muitos finalmente chegou.
O último iPad, ainda com o botão “Home”, ganhou um sucessor, o iPad 10ª geração. Esse iPad possui um visual com linhas retas, como o iPad Air e o Pro, e traz o conector USB-C, que é moderno e respeita a recente legislação da União Europeia; contudo, a Apple não aposentou de vez o Lightning de seus tablets. Ocorre que o iPad da 9ª geração ainda está sendo comercializado pela empresa de tecnologia com a entrada Lightning – agora, em um único modelo.
Porém, existe um saldo positivo nessa situação, uma vez que está fora do histórico da big tech o fato de manter mais de duas gerações de iPad no mercado de forma concomitante. Devido a isso, é praticamente seguro dizer que, quando o iPad de 11ª geração for lançado e anunciado, a Apple deverá aposentar de vez o cabo antigo nos iPads e estará de acordo com a regra do antigo continente. Segundo a nova legislação, que deve servir de inspiração para a legislação brasileira, os celulares e os tablets comercializados no bloco da União Europeia deverão sempre utilizar o USB-C como conector-padrão até o final do ano de 2024.
Por conseguinte, existe uma segunda polêmica que gira em torno do novo iPad. Ela consiste na ideia de que o iPad continua compatível com o Apple Pencil de primeira geração. Mas o que há de errado nisso? Ocorre que esse acessório exige uma porta Lightning para carregar a bateria, o que vai na direção oposta do novo modelo mais recente cuja superfície é utilizada para recarga por meio de indução magnética.
Desse modo, em suma, se você possui um Apple Pencil antigo em sua casa e pretende utilizá-lo, automaticamente você será obrigado a comprar um pequeno acessório que transforme a porta Lightning em um conector USB-C.