Estas são as 15 frases mais famosas ditas por filósofos; confira os significados
Frases filosóficas estão no nosso dia a dia constantemente. Mas será que de fato sabemos o que elas significam?
As frases filosóficas estão presentes no nosso dia a dia quase que constantemente. Sem notarmos, às vezes citamos algumas delas nas mais diversas situações cotidianas.
Pensando nisso, nesse post separamos 15 das frases mais famosas ditas por filósofos, com temas, principalmente, sobre a vida.
Conheça logo abaixo os significados de cada uma dessas sábias frases.
1. ‘Não faça aos outros o que não quer que façam a você’ (Confúcio)
Para começar nossa lista, essa que é uma frase muito falada e conhecida. Confúcio é um filósofo da China Antiga e foi quem criou uma religião chamada Confucionismo.
Ele e mais alguns líderes da história ensinaram essa regra ao longo de suas vidas, ideia que persiste até os dias atuais.
2. ‘Deus está morto’ (Friedrich Nietzsche)
Nietzsche acreditava que Deus nunca existiu e que as crenças nele estavam morrendo.
3. ‘Penso, logo existo’ (René Descartes)
Esse filósofo foi muito ousado ao decidir duvidar de tudo, inclusive da própria existência. Porém, a primeira prova que ele teve era que, se ele pensava, ele existia.
4. ‘Só sei que nada sei’ (Sócrates)
Quem nunca falou essa frase, não é mesmo? Para o filósofo, reconhecer sua ignorância era o primeiro passo para tudo, inclusive para sua evolução.
5. ‘Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais’ (Immanuel Kant)
Segundo esse filósofo, a maneira como as pessoas tratam os animais revela muito sobre elas.
6. ‘A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável’ (Mahatma Gandhi)
A força está na nossa mente, não precisamos possuir força física. Essa é só uma questão de muito foco e determinação.
7. ‘Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo’ (Cora Coralina)
Sabemos quase que involuntariamente e às vezes sem querer entender que o tempo é a consequência de tudo, não é mesmo? E a vida também.
8. ‘Felicidade é como uma borboleta: quanto mais você tenta apanhá-la, mais ela se afasta de você. Mas se você dirigir sua atenção para outras coisas, ela virá e pousará suavemente no seu ombro’ (Henry Thoreau)
Podemos atrair a felicidade sem termos que buscá-la; uma maneira bem simples é cuidarmos de nós mesmos e de quem amamos.
9. ‘A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente’ (Søren Kierkegaard)
Esse filósofo explica que não devemos viver do passado, pois, embora ele contribua para entendermos muitas coisas, precisamos viver nosso presente e pensar no futuro para vivermos e evoluirmos .
10. ‘Acredite em milagres, mas não dependa deles’ (Immanuel Kant)
Immanuel Kant explica que podemos, sim, acreditar em algo divino e que um milagre vai acontecer, mas que nunca dependamos só disso, devemos também correr atrás do impossível.
11. ‘Sozinhos, pouco podemos fazer; juntos, podemos fazer muito’ (Helen Keller)
Para fazermos a diferença, unirmos uns aos outros faz toda diferença. Por meio disso, grandes mudanças podem ser feitas.
12. ‘A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes’ (Khalil Gibran)
Momentos ruins são passageiros. Por mais que eles nos machuquem e nos consumam, é importante sempre conseguirmos nos levantar e dar a volta por cima.
13. ‘Somos indivíduos livres e nossa liberdade nos condena a tomarmos decisões durante toda a nossa vida’ (Jean-Paul Sartre)
Termos livre arbítrio para escolhermos e decidirmos o que quisermos, mas isso pode se tornar algo que nos deixe presos a situações durante nossa vida.
14. ‘Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos’ (Confúcio)
Essa clássica frase é também muito citada. Quem nunca se doou muito pelos outros e simplesmente não recebeu nada em troca? Às vezes, as pessoas esquecem a gratidão e devemos saber lidar com isso.
15. ‘O fracasso não acontece quando se erra, mas quando se desiste face ao erro’ (Mario Sergio Cortella)
O fracasso está no momento que deixamos de tentar, não quando erramos ou desistimos de algo.