Will Smith finalmente desabafa sobre a polêmica do Oscar 2022
A fim de divulgar seu novo filme, ator comenta publicamente e de maneira inédita o ocorrido na noite do Oscar. Veja o que foi dito.
Há poucos dias, houve a divulgação do novo trailer de “Emancipation – Um História de Liberdade”, que é inspirada em fatos registrados por fotografias que denunciam a escravidão em um período em que a prática já havia sido abolida.
O ator Will Smith vive o personagem principal desta nova produção depois de passar mais de metade do ano agindo discretamente. Tal comportamento se deu devido à repercussão gerada após o ocorrido do tapa que Will Smith deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar deste ano.
O escândalo acabou atrapalhando um pouco a vida de Smith, privando-o de diversas oportunidades. No entanto, estamos chegando ao fim do ano e o ator decidiu se pronunciar de forma pública sobre o ocorrido.
A fim de divulgar seu novo filme, Will Smith concedeu uma entrevista ao The Daily Show, com Trevor Noah. Durante a conversa, Smith falou sobre o dia mais polêmico de sua carreira neste ano:
“Foi uma noite horrível, como você pode imaginar. Há muitas nuances e complexidades nisso. Mas no final do dia, eu apenas – eu perdi, sabe? Eu estava passando por algo naquela noite, sabe? Não que isso justifique o meu comportamento… Foram muitas coisas. Era o garotinho que via o pai bater na mãe, sabe? Tudo isso apenas borbulhou naquele momento. Não é quem eu quero ser”.
Logo depois, Smith compartilhou um acontecimento daquela noite, após tudo ter acontecido.
“Eu tinha ido embora. Essa foi uma raiva que foi engarrafada por muito tempo. […] Meu sobrinho tem nove anos. Ele é o menino mais doce, voltamos para casa. Ele ficou acordado até tarde para ver seu tio Will e nós estávamos sentados na minha cozinha e ele no meu colo, segurando o Oscar e ele estava tipo, ‘Por que você bateu naquele homem, tio Will?’ Caramba”.
Will Smith e ‘Emancipation’
Contudo, no momento da entrevista, Smith não falou somente sobre o escândalo no Oscar, como também compartilhou algumas informações a respeito do seu novo trabalho, “Emancipation”.
Para quem ainda não conferiu, “Emancipation” encontra-se disponível na plataforma de streaming da Apple TV+, e é focada totalmente na história verídica de um homem escravizado que usa toda a sua força como a última chance de fuga que ele possui.
Então, ele atravessa os pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos, para fugir dos proprietários de plantações que quase o mataram.
O personagem de Smith, chamado Peter, é aquele tipo de homem que fornece até a sua última gota de força e fé para conseguir sua liberdade e ficar longe da escravidão, transformando o impossível em algo possível, a fim de que sua vida seja mudada.
A história exibida neste filme é real, registrada em fotos, no ano de 1863, onde vemos “Peter chicoteado” (Whipped Peter). As imagens foram feitas por meio de um exame médico do Exército dos EUA, e apareceram, pela primeira vez, na revista Harper’s Weekly.
Sobre o filme, Will Smith comentou o seguinte:
“A primeira vez que vi aquela imagem foi uma das coisas que realmente me deixou animado para explorar isso, porque você vê a imagem, mas não sabe quem ele é. Você não sabe qual é a história.”
“A escravidão americana foi um dos aspectos mais brutais da história da humanidade… É difícil entender o nível de crueldade humana. Minha filha me perguntou: ‘Papai, precisamos mesmo de outro filme sobre escravos?’ Eu disse, ‘Daby, eu prometo a você, eu não faria um filme de escravos. Este é um filme de liberdade.’”
Veja o trailer da nova produção de Will Smith: