Twitter adota medida drástica após astrônoma postar vídeo de meteoro

Entenda o que levou o Twitter a bloquear a conta de uma astrônoma depois que ela compartilhou um determinado vídeo na plataforma.

Não é de hoje que existe uma enorme quantidade de material sobre meteoros, asteroides e muitos outros eventos e fato desse gênero que circulam pela internet ao longo dos anos. Sendo assim, qualquer ser humano pode ter acesso a tais conteúdos, basta apenas fazer uma simples busca no Google.

Contudo, há poucos meses, uma astrônoma acabou tendo seu perfil oficial bloqueado pela companhia do Twitter depois de disponibilizar um simples vídeo de um meteoro. Estranho, não é?

Diante dessa decisão drástica, a primeira coisa que pode vir em nossa mente é que, de repente, aquele conteúdo fosse algo inapropriado ou que tivesse informações que não queriam que soubéssemos, além de outras coisas desse tipo.

Porém, a astrônoma Mary McIntyre contou que não havia nada de impróprio no material, considerando que se tratava apenas de um vídeo sobre um simples meteoro.

O evento inesperado aconteceu no mês de agosto, e a justificativa para determinado ato foi a alegação de que o conteúdo era muito “íntimo” e que, por esse motivo, McIntyre estaria perdendo, no momento, o acesso à sua conta na plataforma social.

Mas a pergunta que não quer calar é: íntimo para quem?

Investigando o caso

O evento ocorrido não possuía nenhum tipo de imagem ou vídeo relacionado a conteúdo sexual, e essa foi a verdadeira razão para gerar insatisfação. Isso porque a alegação feita pela plataforma era ridícula aos olhos da astrônoma, uma vez que, conforme já dito, o vídeo em questão consistia apenas em um simples meteoro.

Em uma conversa com Mary McIntyre, ela revelou que, no momento da notificação, ela realizou a exclusão do vídeo; porém, minutos depois, ela teve sua conta bloqueada.

Depois de determinado episódio, ela começou a tentar chamar a atenção da plataforma e apelou para reconsiderarem tal decisão, mas não houve grandes resultados e, atualmente, já se passaram, ao todo, cerca de três meses do bloqueio.

“É uma loucura… eu realmente não quero que fique registrado que estou compartilhando material pornográfico quando não fiz isso. Sinto falta da interação. Sinto como se estivesse com o contato cortado com o mundo da Astronomia”, disse a astrônoma à BBC.

Exilados do Twitter

A astrônoma em questão, tomada de indignação, compartilhou que muitos outros astrônomos divulgaram o vídeo e em nenhum momento foram banidos da plataforma.

Um evento semelhante a esse ocorreu com Ryan Vaughan, que, ao compartilhar um vídeo sobre máquinas de colheitadeiras agrícolas foi notificado, pois havia compartilhado conteúdo sexual.

Isso apenas mostra, na opinião da comentarista de tecnologia Kate Bevan, diante de tais ocorrências, que a Inteligência Artificial da companhia é extremamente limitada.

você pode gostar também