Tirar o tempero deixa o miojo saudável? Descubra em menos de três minutos

Entenda se consumir o miojo mesmo sem o sachê de tempero é considerado uma opção saudável para a dieta diária.

O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo, é uma solução rápida e econômica para quem precisa se alimentar com rapidez e praticidade. Em apenas três minutos, após a fervura da água, ele está pronto para ser consumido.

No entanto, essa tentativa de ganhar tempo na cozinha pode trazer alguns riscos à saúde.

Muitas pessoas acreditam que retirar o sachê de tempero, que contém altos níveis de sódio e aditivos, torna o miojo mais saudável. Contudo, especialistas alertam que, mesmo sem o tempero, o macarrão não se torna uma opção nutricionalmente adequada.

O que dizem os especialistas?

Embora pareça tentador cozinhar um macarrão instantâneo e ter uma refeição em apenas três minutos, essa escolha não é a melhor para a sua saúde, mesmo que você remova o tempero pronto. A seguir, explicamos os perigos dessa escolha.

Farinha refinada e gordura

A médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica em entrevista ao portal Terra que a massa do miojo é feita com farinha refinada e, muitas vezes, frita antes de ser embalada, aumentando seu teor de gordura.

Mesmo sem o tempero, o produto continua sendo ultraprocessado e pobre em nutrientes.

Mesmo sem o tempero, o miojo não é uma opção saudável para a dieta. (Foto: pxHere)

Impactos no organismo

Isolda Prado alerta que o consumo regular de miojo pode afetar a saúde, provocando ganho de peso, picos de glicemia e resistência à insulina. Além disso, a falta de fibras, vitaminas e minerais reforça suas deficiências nutricionais.

No entanto, ela afirma que, se consumido moderadamente, pode ser uma fonte alimentar do grupo energético.

Alternativas mais saudáveis

Para aqueles que buscam praticidade sem abrir mão da saúde, existem opções melhores ao miojo tradicional. Aqui estão algumas sugestões:

  • Macarrão integral, rico em fibras.
  • Macarrão de grão-de-bico ou lentilha, boa fonte de proteína vegetal.
  • Macarrão de arroz integral ou quinoa, sem glúten e de fácil digestão.
  • Espaguete de abobrinha ou palmito, leves e com baixas calorias.

Enquanto o miojo sem tempero pode parecer uma alternativa mais saudável, ele ainda não é ideal para uma dieta equilibrada. As opções acima oferecem não apenas praticidade, mas também melhor valor nutricional.

você pode gostar também