‘Vikings’ na vida real: terceiro navio viking é encontrado na Noruega

Esse é o terceiro navio a ser encontrado em regiões próximas.

Por incrível que isso possa parecer, no ano passado, um local que muitos acreditavam estar vazio acabou surpreendendo os arqueólogos que por ali realizavam uma exploração. Isso porque eles acharam um navio viking dentro de um túmulo!

No entanto, até no momento, ainda não retiraram o navio do local. Porém, assim que houver a confirmação oficial, ele será o terceiro navio viking que encontraram em uma única região da Noruega, em Karmøy.

Para além disso, muitos acreditam que esse seja um dos locais em que havia civilizações vikings em uma época. Ao que se sabe, os arqueólogos especulam que o navio tenha sido enterrado, aproximadamente, no século VIII, momento que deu largada à Era Viking (793-1066).

E dos três navios, o primeiro a encontrar na região foi o arqueólogo norueguês Haakon Shetelig, em 1906. Porém, sua busca por outros vestígios não obteve muitos resultados.

No entanto, há uma razão para isso. Na visão dos arqueólogos atuais, liderados por Håkon Reiersen, Shetelig não chegou fundo o suficiente para encontrar os demais vestígios exatamente onde se encontrava o terceiro navio, mas, agora, finalmente foi encontrado.

E essa aventura não acaba por aqui, já que os arqueólogos pretendem retornar ao local para buscar mais informações.

Vikings
Foto: Online Séries/Reprodução

Da vida real para as telas

Tais descobertas nos fazem perceber que em algum momento da história realmente houve cenários como os retratados na série “Vikings“, que narra a vida do lendário viking Ragnar Lothbrok, que se torna um herói em sua terra natal e lidera invasões em outras terras.

A série se passa na Escandinávia, local composto por Dinamarca, Noruega e Suécia, aproximadamente no fim do século VIII e início do século IX, mesmo período que os arqueólogos acreditam que o navio tenha sido enterrado.

No entanto, isso não é tudo, a série “Vikings” tem uma forte ligação com a realidade, mesmo que alguns aspectos tenham sido romantizados ou dramatizados para fins de entretenimento.

Durante a série, podemos ver muitos aspectos da cultura viking, como trajes, religião e tecnologia. Por exemplo, ela mostra o papel das mulheres na sociedade viking, algo que é frequentemente esquecido ou negligenciado em outras representações da cultura.

você pode gostar também