Telescópio Espacial James Webb encontra duas galáxias com distorções

O encontro dessas duas galáxias capturadas pelo telescópico James Webb se chama II ZW 96.

Recentemente, o Telescópio Espacial James Webb encontrou duas galáxias alterando-se uma à outra quando se fundiam em um enorme encontro galáctico. A colisão cósmica capturada pelo telescópio é vista como II ZW 96.

Ela está a aproximadamente 500 milhões de anos-luz do planeta Terra, situada na constelação de Delfos. Isso ocorreu de acordo com uma informação da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), no dia 30 de novembro do ano passado.(abre em nova aba)

A imagem foi feita pelo telescópio por meio de suas cargas incríveis de ponta NIRCam (Near-Infrared Camera) e MIRI (Mid-Infrared Instrument). Na II ZW 96, é possível ver de forma detalhada como as duas galáxias estão sendo modificadas por conta de suas atrações gravitacionais. Confira:

Imagem: ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus, A. Evans

II ZW 96

O sistema ainda conseguiu encontrar as duas galáxias em fusão, popularmente conhecidas pelos astrônomos como II ZW 96, com um par de seus equipamentos de primeira qualidade: NIRCam – a Câmera de Infravermelho Próximo – e MIRI, o Equipamento de Infravermelho Médio.

Os cientistas da Nasa concluem que os braços espirais existentes na galáxia inferior sofreram mudanças. Enquanto isso, os núcleos que parecem ser brilhosos das duas galáxias ligam-se pelas “gavinhas” com alto brilho, que dizem respeito aos lugares onde se formam as estrelas que fizeram da II ZW 96 um alvo tão curioso para o James Webb.

Objetivos das missões que envolvem o James Webb

Observar cada detalhe é uma das funções mais importantes do telescópio, pois somente dessa maneira é possível verificar como as galáxias crescem, concentrando-se especialmente nas chamadas Galáxias Infravermelhas Luminosas, que são próximas.

Essas galáxias, assim como a II ZW 96, são um ótimo exemplo. Isso porque são muitos brilhantes e ainda contêm alguns tamanhos diversos de onda infravermelhos. Além disso, têm luminosidades mais de 100 bilhões de vezes mais brilhantes que a do Sol, de acordo com a Nasa.

O sistema das galáxias que se encontram exatamente em fusão II ZW 96 é muito popular entre os astrônomos e foi notado anteriormente(abre em nova aba) pelo Telescópio Espacial Hubble e por telescópios terrestres.

você pode gostar também