Não foi por falta de aviso: Procon de Florianópolis multa Apple em R$ 8 milhões

Uma decisão da Apple foi questionada judicialmente desde quando foi anunciada, o que levou à multa. Saiba mais.

Há algum tempo, a empresa de tecnologia Apple começou a comercializar seu iPhone sem cabos carregadores do aparelho. Essa decisão deixou muitos fãs da marca irritados, até por conta do alto preço cobrado pela marca nesses dispositivos celulares.

Porém, no Brasil, a empresa já havia recebido algumas notificações de que esse tipo de venda não poderia acontecer. E recentemente, no estado de Florianópolis, o Procon multou a Apple em R$ 8 milhões pela falta dos cabos carregadores na hora da compra do produto.

A situação da Apple no Brasil 

Desde que a gigante americana anunciou que começaria a vender os aparelhos iPhone sem o acompanhamento dos cabos carregadores, instantaneamente a internet começou a reclamar da decisão. E aqui, no Brasil, existe um processo que ocorre desde 2022 contra essa decisão da marca da maçã.

Por conta desse processo, a Apple precisou dar explicações sobre os motivos desse tipo de venda. Além disso, determinou-se que a empresa deveria enviar os cabos carregadores para os clientes, porém a empresa não enviou. E não se sabe se ela ainda pretende enviar.

Versão da Apple

Desde que anunciou esse tipo de venda, a empresa vem com um discurso de que é por conta da sustentabilidade e para redução dos impactos ambientais. Porém, no Brasil, interpreta-se esse tipo de venda como prática abusiva por parte da empresa americana.

Além disso, tanto o Procon de Florianópolis quanto órgãos de outros estados alegam que isso submete o cliente a uma venda casada, que significa:

“Impor, ainda que indiretamente, a compra de um bem com a finalidade de utilizar outro”, de acordo com um dos representantes do Senacom.

O diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, disse em nota que:

“As maiores empresas do setor de telefones celulares no Brasil comercializam fracionando seus produtos, obrigando os consumidores a adquirir, de forma separada, um item indispensável ao regular funcionamento do mesmo diante do uso e costume dos consumidores, sob o pretexto da sustentabilidade, sem demonstrar provas de tal redução de lixo eletrônico.”  

A Apple preferiu não se manifestar sobre a situação. O que sabemos é que, desde que parou de adicionar os cabos carregadores aos iPhones, a empresa economizou mais de US$ 33 bilhões nos últimos anos, levando-se em consideração que os carregadores desapareceram desde o iPhone 11 e estamos, atualmente, no iPhone 14.

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