Para onde o Homo sapiens foi primeiro, após a África? Estudo revela

Movimentação da espécie para fora do continente africano foi crucial para a evolução da humanidade. Confira detalhes sobre isso!

A migração do Homo sapiens foi um dos processos mais significativos para a evolução da humanidade.

O processo aconteceu há milhares de anos — de 60 mil a 70 mil —, quando eles começaram a deixar a África em direção a outros locais do planeta.

O que instiga a ciência até hoje é o que teria ocorrido, de fato, após essa fase de movimentação dos nossos antepassados.

Para onde eles foram exatamente? O que ocorreu? Essas são algumas perguntas que acompanham um dos principais estudos sobre o tema.

Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications apresentou novidades sobre esse processo.

A partir de uma combinação de elementos genéticos, arqueológicos e paleoecológicos, os cientistas conseguiram identificar exatamente para onde o Homo sapiens foi, após deixar a África.

Primeiro lar do Homo sapiens, depois da migração

Região do Império Persa – Foto: Reprodução

Segundo o estudo, o Planalto Persa foi um local de extrema importância para a sobrevivência e continuação do Homo sapiens, após a migração. A região serviu de morada por cerca de 20 mil anos.

Esse período foi suficiente para que ocorresse um aumento populacional e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do Homo sapiens, antes de ele recorrer a outros locais, em direção à Eurásia e fora dela.

O Planalto Persa fica em uma região elevada, no sudoeste da Ásia, e é cercado pelos mares Mediterrâneo, Cáspio e Golfo Pérsico.

As características do local foram cruciais para garantir a continuidade e evolução do Homo sapiens.

Fora isso, a localização privilegiada, interligada com outras regiões importantes do planeta, também favoreceu as movimentações seguintes.

Período de interação do Homo sapiens

O pesquisador Leonardo Vallini, da Universidade de Pádua, na Itália, é um dos autores do estudo. Segundo ele, os novos elementos desvendam detalhes importantes sobre um período pouco conhecido até então.

Os 20 mil anos vividos no Planalto Persa foram caracterizados também pela interação entre Homo sapiens e neandertais, com desdobramentos e contextos que refletem até hoje na formação da Europa, do Leste Asiático e da Oceania.

A equipe de cientistas trabalhou na análise de evidências genéticas de populações pré-históricas e modernas.

O resultado traçou uma relação ancestral entre quem vive ao redor do Planalto Persa e a população Homo sapiens que saiu da África.

Os próximos passos, agora, diante dos novos elementos, é fazer trabalhos arqueológicos na região.

A ideia é descobrir ou encontrar mais coisas que determinam como se deu o passado e a evolução da humanidade, a partir do Planalto Persa.

Com informações do site Olhar Digital.

você pode gostar também