Homo naledi: O ancestral humano que intriga estudiosos por seus comportamentos avançados

Achados em cavernas da África do Sul mostram um possível ritual de sepultamento, algo inesperado para uma espécie tão antiga.

Diversas descobertas históricas intrigam os pesquisadores pela complexidade em desvendar teorias que as expliquem. Embora haja diversas espécies de diferentes animais que podemos pesquisar, uma das mais interessantes são sempre os nossos próprios ancestrais.

Mesmo tendo descoberto muito sobre as espécies que antecederam os humanos, um novo estudo pode mostrar algo consideravelmente estranho. Estamos falando de uma pesquisa feita com base em achados de cavernas na África do Sul acerca do Homo naledi, um antigo primata hominídeo com características que lembram o homem moderno.

Descoberta revela algo inesperado sobre ancestral humano

Indícios de comportamento de ancestral humano intriga cientistas
Foto: John Hawks/Wits University/Reprodução

Uma pesquisa publicada no dia 5 de junho revelou que os achados de Homo naledi em uma caverna sugerem que essa espécie já fazia sepultamentos, algo esperado apenas em grupos com um cérebro maior, como os mais modernos, a exemplo dos Homo sapiens e Neandertais.

Um dos autores do estudo, John Hawks, declarou que os indícios parecem contradizer tudo que sabemos sobre a relação entre a evolução comportamental e o tamanho do cérebro. Além disso, a espécie ainda pode ter sido a primeira a usar simbologias.

A descoberta dos ossos e as marcas culturais

Os fósseis mostram que os Homo naledi viveram entre 335 mil e 240 mil anos atrás, dentro de cavernas e com uma estrutura de cerca de 100kg com apenas 1,5 metro de altura.

Além disso, o local encontrado abrigava cerca de 1.500 peças de ossos, que foram usadas para reconstruir um esqueleto completo da espécie e mais alguns outros incompletos.

O que chocou os pesquisadores foi o fato de haver, num único local, tantos fósseis reunidos. Assim, algumas suposições foram criadas, sugerindo que algo como alagamentos poderiam ter levado as peças ao local. Mas também há a possibilidade de os paleontólogos terem achado o cemitério mais antigo conhecido.

Homo naledi já fazia sepultamentos?

Essa ideia surgiu quando os paleontólogos analisaram alguns buracos que, segundo eles, foram criados intencionalmente. Em um deles, um fóssil foi encontrado e levado para análise, revelando que todos os ossos pertenciam ao mesmo ser. Ou seja, o indivíduo teria sido colocado no local.

Além disso, alguns símbolos foram achados em rochas dentro de câmaras que formavam a caverna. O desenho se assemelha a uma “hashtag” feita com alguma ferramenta.

O interessante é que esse padrão não costuma ser criado sem intenção, e também já foi encontrado em locais a milhares de quilômetros de distância, em achados relacionados aos Neandertais.

você pode gostar também