Origem revelada: Coringa finalmente conta sua origem após décadas

Foram revelados os detalhes sobre como o criminoso ganhou sua aparência e perdeu a sanidade.

[Atenção: este texto contém spoilers de ‘Batman #142’.]

Sem sombra de dúvidas, o Coringa é um dos vilões mais queridos das HQs de todos os tempos, e o público vive uma complexa relação de amor e ódio com o autoproclamado ‘príncipe burlesco do crime’.

Entretanto, a origem do antagonista é envolta em mistérios e várias versões para explicá-la já foram criadas.

Ao longo dos seus 84 anos de existência, já houve muitas tentativas de elucidar o seu passado, mas agora a DC Comics finalmente resolveu confirmar o que pode ser considerado canônico e o que não é.

Na revista ‘Batman #142’, recentemente lançada, um flash-forward mostra Bruce Wayne bem mais velho examinando o cadáver do vilão.

Em sua análise, o herói encontra uma pílula feita da mesma substância do capacete do Capuz Vermelho, e se pergunta sobre a relação entre três vilões, formando os Três Coringas, ou seja, versões distintas da mesma persona original.

O enredo mostra flashbacks de cenas de ‘Batman — A Piada Mortal’, em que o Capuz Vermelho se converte no Coringa.

Porém, essa cena não era considerada canônica, ou seja, parte do Universo DC oficial, mas agora isso foi confirmado.

Inclusive, uma sequência nunca vista mostra os outros Coringas observando o acidente e se afastando naquela mesma noite.

Um deles pede desculpas a uma mulher que parece aleatória e promete consertar tudo, crendo de maneira errônea que ela seja a esposa do vilão.

Origem do Coringa é confirmada pela primeira vez

Coringa com sua aparência oficial – Imagem: DC/Reprodução

Como dissemos, há muitos anos que a origem do Coringa é motivo de discussões entre os fãs de histórias em quadrinhos, e o mais próximo de tal desfecho dessa questão foi a HQ ‘Batman — A Piada Mortal’, escrita por Alan Moore.

Na obra, vemos um comediante sem sucesso vivendo diversos acontecimentos trágicos que acabam o transformando.

Na mesma história, também existe uma cena em que o próprio vilão admite que não consegue se lembrar de tudo o que aconteceu em sua antiga vida.

Logo, tais lembranças seriam passíveis de interpretação, e os eventos poderiam não ter acontecido, sendo fruto da mente distorcida do ‘palhaço do crime’.

Em obras mais recentes, quando o Homem-Morcego combateu o Máscara Vermelha, uma experiência criou duas cópias do Coringa.

Tal acontecimento finalmente foi revisto em ‘Batman #142’, conectando-o com os fatos mostrados em ‘A Piada Mortal’.

Resumidamente, embora alguns detalhes ainda continuem obscuros, a editora realizou um feito importante ao confirmar um dos principais motivos desse antagonista ter se convertido em um monstro piadista.

É claro que isso consequentemente levará a diversas outras perguntas, mas, por ora, uma parte do público está bastante satisfeita.

você pode gostar também