Nem chegaram, mas já estão cancelados: PlayStation abandona projetos não anunciados

Cancelamentos de projetos pela PlayStation Studios está entre os impactos das demissões na Sony Interactive Entertainment.

Recentemente o mundo dos jogos eletrônicos recebeu uma notícia impactante: Hermen Hulst, o líder dos PlayStation Studios, confirmou o cancelamento de diversos projetos em meio a uma onda de demissões na Sony Interactive Entertainment (SIE).

Hermen Hulst fala sobre demissões

Hermen Hulst é um renomado executivo da indústria de games; muito conhecido por seu papel como diretor-geral da Guerrilla Games – Imagem: Reprodução

No início do dia, Jim Ryan, presidente e CEO da SIE, anunciou um plano de reestruturação que incluía a demissão de 900 funcionários em toda a empresa, além do fechamento completo dos PlayStation London Studios.

Hulst, em uma declaração adicional, discutiu o impacto dessa redução de força de trabalho e a necessidade de uma “reavaliação de como operamos”.

“O PlayStation 5 está em seu quarto ano, e estamos em um estágio em que precisamos dar um passo atrás e analisar o que nosso negócio precisa”, disse Hulst.

Ele continuou, enfatizando as mudanças fundamentais na indústria e a necessidade de adaptar-se a elas para continuar oferecendo as experiências imersivas pelas quais a PlayStation Studios é conhecida.

Embora tenha mencionado o crescimento da oferta de experiências sociais online e a expansão para plataformas como PC e mobile, Hulst deixou claro que “o crescimento em si não é uma ambição”.

“Ao analisar nossos estúdios e nosso portfólio, decidimos que alguns projetos não avançarão”, afirmou.

Ele assegurou que a decisão não reflete a falta de talento ou paixão das equipes envolvidas, mas sim uma reavaliação das necessidades e tendências do mercado.

Grandes mudanças na indústria de jogos

Hulst expressou tristeza ao ver membros talentosos deixarem a empresa, destacando sua admiração pelo trabalho deles.

Embora não tenha divulgado o número exato de projetos cancelados, o fechamento dos London Studios indica que um projeto não anunciado também foi afetado.

Além disso, um relatório da Bloomberg sugeriu o cancelamento de um jogo de serviço ao vivo de ‘Twisted Metal’ desenvolvido pela Firesprite, embora ainda estivesse em estágios iniciais de desenvolvimento.

O destino do projeto multiplayer de ‘The Last of Us’ também permanece incerto.

Essas notícias chegam apenas duas semanas após a Sony anunciar um trimestre recorde para vendas e receitas do PlayStation, apesar das projeções de queda nas vendas de consoles para o próximo ano fiscal.

Até o momento, a Sony já vendeu 54,7 milhões de consoles PlayStation 5.

você pode gostar também