Mobile em alta: 74% dos gamers brasileiros preferem dispositivos móveis

Maior acessibilidade é um dos fatores mais citados pelo público em questão.

Nas últimas décadas, o mundo vivenciou uma série de importantes avanços tecnológicos que modificaram as vidas das pessoas de forma praticamente irreversível.

Como consequência, a cultura gamer se popularizou ainda mais, e os jogos igualmente sofreram alterações. Se antes era preciso de um console fixo para desfrutar dessa experiência, agora basta ter um celular.

Não é à toa que um número cada vez maior de empresas tem investido pesado em criar títulos voltados para dispositivos móveis.

Segundo estudo da MindMiners, chamado ‘Gameverso: Onde Tudo Está Conectado’, a indústria global de jogos eletrônicos alcançou 2024 com ganhos anuais de US$ 200 bilhões, e o Brasil se consagra como o décimo maior mercado da categoria, registrando uma movimentação de quase R$ 13 bilhões no ano.

A explicação para esse fenômeno se inicia pelo expansionismo dos sistemas pelos quais é possível jogar, destacando os tablets e celulares.

Em torno de 74% dos entrevistados no levantamento revelaram que os recursos mobile são os seus favoritos na hora de jogar, enquanto computadores ficaram com 44% e consoles com 43%.

Há também uma profissionalização cada vez maior do gamer. Isso pode ser visto através da popularização dos eSports, práticas que se estendem desde os players mais tradicionais até as novas gerações.

Para a CMO da MindMiners, Danielle Almeida, compreender esse cenário é fundamental para as marcas, uma vez que tal universo abrange cada vez mais elementos.

Isso, consequentemente, é capaz de gerar muito lucro para quem souber como aproveitar o fenômeno.

Quais são as preferências dos gamers atuais?

Maioria dos gamers brasileiros preferem smartphone e outros aparelhos móveis – Imagem: Mundo do Marketing/Reprodução

Somente 17% dos gamers ouvidos na pesquisa da MindMiners revelaram interação com essa cultura somente como espectadores, acompanhando campeonatos de eSports ou jogos.

Ou seja, a maioria esmagadora se declarou como jogadores ativos, mas com hábitos de consumo e perfis diferentes.

Os dados coletados revelaram também que 48% desse público costuma comer enquanto joga. 45% preferem chocolates e 44% optam por snacks entre as alternativas favoritas, devido à facilidade de consumir tais itens sem ter de parar uma partida.

O trabalho ressalta algo surpreendente: essa comunidade tende a ingerir mais bebidas não alcoólicas, preferencialmente as que oferecem mais energia e frescor.

Logo, dentre as opções favoritas, destacam-se energéticos abundantes em cafeína, refrigerantes e o próprio café.

Por fim, dentre as outras atividades que os aficionados por jogos eletrônicos mantêm fora das telas, destaca-se o consumo de seriados (66%), mas somente 31% dos indivíduos revelaram que se identificam como fãs desse universo.

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