NASA: Sonda Juno revela a primeira imagem de Júpiter; confira

Esse é o maior planeta do Sistema Solar, chegando a conquistar o quinto lugar na ordem de distância do Sol.

Duas das maiores luas, além de uma tempestade, foram registradas no ano passado, quando uma espaçonave foi encaminhada para completar mais um sobrevoo que ocorreu bem próximo ao planeta Júpiter.

Uma dessas luas foi batizada de Calisto e, de acordo com as informações recentemente divulgadas, ela é considerada a segunda maior lua dentre todas que já existiram no sistema joviano, assim como também foi considerada a terceira maior dentro do Sistema Solar.

Dentre as inúmeras especulações a respeito desta lua, está a desconfiança de que embaixo de uma superfície feita de gelo possa haver um imenso oceano totalmente salgado.

Já no que diz respeito à segunda lua, chamada Io, trata-se do corpo planetário mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar.

Como ocorreu a descoberta?

Conforme um compartilhamento da parte da NASA, Io está presa entre a enorme atração gravitacional de Júpiter.

Assim, partes do planeta como Europa e Ganimedes acabam bloqueando-a por maré – ou seja, o mesmo lado de Io sempre estará direcionado para o planeta.

Nesse contexto, o principal objetivo da missão é buscar entender Júpiter e suas luas mais a fundo, investigando ainda os campos magnéticos, a atmosfera e a magnetosfera do sistema joviano.

Nova imagem de Júpiter registrada 

A sonda espacial Juno foi lançada no ano de 2011, mais especificamente em 5 de agosto.

Nos dias de hoje, ela encontra-se orbitando o planeja Júpiter. Seu lançamento aconteceu no Cabo Canaveral, localizado na Flórida, e estava sobre um foguete Atlas V.

Contudo, depois disso, ela entrou em órbita apenas em 2016.

Graças a ela, esse é o primeiro momento em que a humanidade pode contemplar Júpiter abaixo de nuvens densas. Confira:

Foto: NASA (Reprodução)

A sonda Juno também foi responsável por enviar a imagem. Nela, podemos conferir uma pequena parte de Júpiter em que há o que podemos identificar como uma massa rodopiante azul, bege e verde.

Ainda na mesma imagem, é possível ver, mais ao lado direito, o que seria um pequeno ponto representando a lua Io, com uma cor cinza levemente iluminada.

Já na imagem de baixo, também publicada pela NASA, podemos conferir um pontinho mais distante, que se trata da lua Calisto.

Veja abaixo a imagem publicada pelo perfil da NASA.

Foto: NASA (Reprodução)
você pode gostar também