NASA: Quais problemas o Projeto Artemis 1 está enfrentando?

Análises revelam que parte do projeto não saiu conforme o planejado pela agência e isso apresenta algum tipo de problema para a NASA.

Space Launch System, ou simplesmente SLS, foi enviado para a Lua no dia 16 de novembro, última quarta-feira. O desenvolvimento do projeto já havia sido iniciado há 10 anos, e agora, finalmente, está sendo colocado em prática.

O SLS é um veículo alternativo e seu lançamento não renderá nenhuma espécie de aproveitamento de sua carcaça, uma vez que ela é descartável e provavelmente será lançado ao mar. Esse plano entrou em jogo devido às falhas no ônibus espacial que estava em operação antes dele.

Seu principal objetivo é auxiliar a cápsula Orion a chegar até a Lua e, com isso, será iniciado um novo projeto de investigação chamado popularmente como missão “Artemis 1“.

Focados em manter a ideia de sustentabilidade em ação, foram adicionados ao novo veículo aproximadamente 10 CubeSat. Aqui, portanto, é importante ressaltar que “CubeSat” é um termo para se referir a uma versão mini de um satélite.

Esse satélite foi projetado exclusivamente para ajudar em projetos e pesquisas espaciais, além de comunicações radioamadoras. Alguns deles terão a função principal de realizar uma breve análise sobre a quantidade de água na Lua.

Já outros ficaram responsáveis por efetuar a verificação do hidrogênio no lado sul da Lua, mas, conforme divulgado pela NASA, a intitulada LunaH-Map não conseguiu seguir o que havia sido previsto.

O objetivo da agência espacial é conseguir informações sobre essa região para que, futuramente, venha ser feito um posto avançado de pesquisa para uma determinada tripulação.

O que de fato deu errado nesse projeto?

A agência acredita que a falha aconteceu durante o trajeto que o CubeSat estava projetado para dar impulso no motor enquanto sobrevoavam a Lua, evento ocorrido no dia 21 de novembro. Porém, como já sabemos, infelizmente as coisas não saíram como o planejado, tudo graças a uma falha na válvula de propulsão.

Por outro lado, as coisas ainda podem seguir o rumo previsto, isso porque outros sistemas estão funcionando da maneira correta. Um comunicado da NASA compartilhado na última terça-feira diz o seguinte:

“Se o sistema de propulsão for capaz de alcançar o empuxo nos próximos meses, a missão ainda pode recuperar parte ou todo o objetivo científico original do LunaH-Map.”

“No caminho atual da espaçonave, trajetórias alternativas estão disponíveis para alcançar a órbita lunar – incluindo órbitas que poderiam permitir medições de baixa altitude da superfície.”

Outra falha é encontrada

Porém, esse não foi o único empecilho encontrado no projeto, pois, de acordo com informações recentes sobre a sonda OMOTENASHI, que saiu do Japão, também houve falhas em sua comunicação, o que resultou na impossibilidade do lançamento de um módulo de pouso na Lua.

você pode gostar também