Novas visões de futuro: Max Hodak divulga projeto revolucionário
A nova startup busca produção de olho protético para pessoas com deficiência visual.
Max Hodak e Elon Musk eram sócios da Neuralink. Porém, após um desentendimento, Hodak saiu da presidência e da empresa para fundar a sua startup de interface cérebro-computador: a Science Corp.
Assim, em um novo projeto, a empresa estuda a produção de um olho protético, que, além de tratar a cegueira, dá uma nova perspectiva à realidade virtual e aumentada. O empresário falou mais sobre o projeto “Science Eye” em entrevista para o site Futurism. De acordo com ele, a tecnologia usada permite o posicionamento de um microLED na retina, o que possibilita a restauração da visão.
Em busca de avanços para melhorar a qualidade de vida
De acordo com os desenvolvedores, essa tecnologia já foi testada em coelhos, quando tiveram respostas positivas. Hodak informou que a previsão é que o início dos testes em humanos ocorra em dezoito meses.
No entanto, o próprio empresário falou sobre a necessidade de algumas alterações no plano inicial. Além disso, há a possibilidade de experimentar uma atividade virtual imersiva, caso seja realizada uma variação da tecnologia.
Para ele, a produção de um olho protético é um achado, ou seja:
“Uma maneira de criar o que acaba como a melhor tecnologia de exibição de AR/VR sem cirurgia significativa.”
A startup não deixou de reforçar a distinção entre o seu trabalho e o da Neuralink. De acordo com a Bloomberg, a sua remuneração é de US$ 160 milhões em capital, o que a deixa atrás apenas da Neuralink, dentre as empresas de interface cérebro-computador.
Hodak afirma que:
“A abordagem técnica que estamos desenvolvendo é extremamente diferente do que a Neuralink estava fazendo. Em última análise, porém, nossa visão vai muito além de apenas próteses visuais clínicas. Queremos deixar a ambição crescer com o sucesso, em vez de fazer grandes declarações sobre coisas que podemos ou não fazer no futuro neste momento.”
De acordo com ele, o objetivo central da Science Corp está no desenvolvimento do produto e na disponibilização para os pacientes. Em seguida, eles pensarão nos próximos passos.