Neuralink de Elon Musk em breve fará testes em seres humanos

Fique por dentro do que Elon Musk revelou a respeito da disponibilidade desses aparelhos cerebrais para humanos.

O empresário multibilionário Elon Musk demonstrou que se encontra muito confiante a respeito da probabilidade de que seu chip cerebral chamado Neuralink já esteja pronto para humanos.

Além disso, Musk afirmou que os aparelhos em breve poderão ser testados em seres humanos logo após ter recebido a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.

Em um evento, o empresário contou a respeito do progresso da empresa no implante cerebral e, além disso, Musk realizou uma série de afirmações muito ousadas a respeito do potencial do dispositivo.

Acerca das potencialidades do dispositivo, Musk fez questão de deixar claro que o objetivo principal era criar uma “interface cerebral inteira” que pudesse interagir com “todos os aspectos do seu cérebro”.

Durante o evento, o vice-presidente e cofundador da Neuralink, DJ Seo, chegou a dar uma breve explicação a respeito do fato de que os “implantes N1” possuem aproximadamente o tamanho de um cômodo, mais especificamente, um quarto.

Seo disse ainda que os dispositivos possuem “mais de mil canais capazes de gravar e estimular” e que ainda podem ser carregados sem fio, como já demonstrado por um macaco, o qual recebeu treinamento para que fosse capaz de se sentar ao lado de uma estação de carregamento para carregá-lo de volta.

Elon Musk ainda chegou a alegar que, em um futuro não muito distante, os aparelhos serão capazes de ser usados com o intuito de restaurar a visão de pessoas cegas e entregar às pessoas com lesões em sua medula espinhal “funcionalidade de corpo inteiro”.

Contudo, as pessoas que são desse campo acabaram revelando ao The New Your Times que se mostram completamente céticas quanto a tais afirmações, levando em consideração o conhecimento e a tecnologia disponíveis no atual momento.

Já a respeito da realização de testes em seres humanos, The Verge apontou que Elon Musk teria dito anteriormente que desejava realizar esses testes ainda em 2020.

No entanto, posteriormente, em função da crise sanitária mundial ocasionada pela pandemia de Covid-19, os testes foram adiados para 2022.

Ou seja, em breve eles serão realizados, mas, como já citado, existem alguns critérios necessários. Dessa forma, o Comitê de Médicos para Medicina Responsável alegou que a empresa estava envolvida em experimentos cruéis que faziam uso de macacos.

Confira o que a organização alegou:

“Centenas de páginas de registros veterinários e cirúrgicos mostraram que os macacos sofreram infecções, convulsões e perda da função motora depois que os funcionários da Neuralink removeram partes dos crânios dos animais, parafusaram ‘caixas de comprimidos’ em suas cabeças e implantaram dispositivos em seus cérebros.”

você pode gostar também