Previsões: 3 livros que acertaram EM CHEIO ao imaginar o futuro
Alguns acertaram tanto que chega a ser assustador!
Existem autores com uma visão de futuro muito boa, que conseguem simplesmente prever situações ou até mesmo a forma como vamos viver no futuro. Com isso, durante a história, houve várias pessoas que escreveram livros que previram o futuro, e estes três com certeza acertaram em cheio!
1. ‘1984’ (1948) – George Orwell
O primeiro livro não poderia ser outro, “1984”, de George Orwell, foi publicado em 1948 e, até hoje, seus capítulos parecem ser muito atuais. Trata-se de um clássico para quem gosta de sociologia, história e filosofia.
Durante a narrativa, George fala sobre avanços tecnológicos e a forma como o Estado sabe de tudo sobre a vida dos personagens. Isso nos faz lembrar de toda essa manipulação de dados que enfrentamos hoje em dia, além do fato de que os problemas sociais do livro são extremamente similares aos da nossa realidade.
2. ‘Paris no Século XX’ (1863) – Júlio Verne
Esse é um romance escrito por Júlio Verne, em 1863, autor que projeta a escrita para o ano de 1960 e descreve a sociedade parisiense.
Ao pintar Paris no futuro, Verne imagina uma realidade repleta de invenções científicas que não poderiam ser imaginadas na sua época, mas incrivelmente parecidas com as com que vivemos atualmente. Isso mostra como ele estava à frente do seu tempo e, claro, como era muito criativo!
3. ‘Futilidade ou o Naufrágio de Titan’ (1898) – Morgan Robertson
Para fechar com chave de ouro, o incrível livro de Morgan Robertson, “Futilidade ou o Naufrágio de Titan”, foi lançado em 1898, e a tragédia do navio Titanic ocorreu em abril de 1912!
Parece que é coisa de outro mundo, mas o livro conta exatamente a história do maior navio do mundo que naufragou, em sua primeira viagem e após bater em um iceberg! Isso te lembra alguma coisa? Foi exatamente como viria a acontecer, infelizmente, com o Titanic! É realmente chocante essa previsão!