HQ traz clássico literário ‘1984’ reimaginado em cenário brasileiro

Editora Draco vai lançar ainda este ano uma HQ com histórias em um mundo inspirado em '1984', mas com elementos como fake news e covid.

Não é mistério para ninguém que o Big Brother Brasil, o popular BBB, é um dos programas nacionais mais assistidos. Os fãs do programa já descobriram há alguns anos que não há apenas o BBB, mas, sim, outros Big Brothers espalhados pelo mundo.

A ideia original do programa é do bilionário holandês Johannes Hendrikus Hubert de Mol Jr. Como é possível perceber, a ideia foi incorporada por outros países e assim surgiram vários Big Brothers ao redor do mundo.

Porém, o fato que chama atenção é que De Mol nega ter se inspirado no livro “1984”, de George Orwell. O livro conta a história de um mundo pós-guerra em que as pessoas são constantemente vigiadas por seu líder, o Grande Irmão, no original, Big Brother.

Familiar, não é mesmo? Ainda assim, De Mol não assume o livro como uma inspiração para o reality show, apesar de tudo indicar que sim.

‘1984’, de George Orwell, terá uma versão brasileira?

George Orwell é responsável por outro grande sucesso mundialmente difundido, a grande obra “A Revolução dos Bichos”. Nascido na antiga Índia Britânica, foi um grande escritor e jornalista inglês durante os seus 46 anos de vida, que compreendem de 1903 a 1950.

Sua obra “1984” foi revolucionária por retratar uma sociedade em que existem câmeras em todos os lugares. Assim, permitem que cada passo seu seja vigiado e controlado por um governo autoritário.

Hoje em dia, vemos que alguns aspectos abordados por Orwell se incorporaram à sociedade, com a constância de câmeras em todos os lugares. Muitas pessoas atualmente sentem-se importunadas pela quantidade de vigilância à qual são submetidas.

Foi pensando nisso e no sucesso de “1984” que um grupo de artistas e roteiristas brasileiros criaram seis histórias sob o título “1984 – Brasil, Distopia, Paranoia”.

Essas HQs estão sendo produzidas pela editora Draco, assim como conta com uma campanha de apoio popular para o projeto.

Aqueles que apoiarem o projeto serão presenteados com recompensas como obras da editora Draco, além de marca-páginas e outros. A previsão de lançamento para a HQ é agosto deste ano.

Quanto à história, não será uma versão quadrinesca do livro original, mas, sim, uma versão reimaginada da situação no Brasil. Porém, incorporando ainda mais elementos originais, pois a obra contará com acontecimentos atuais e marcantes no País, como a onda de fake news e a pandemia de covid-19.

você pode gostar também