Após 50 anos da 1ª viagem, Nasa pretende levar o ser humano à parte não explorada da Lua
A Lua ainda tem muitas partes inexploradas, e a Nasa busca investigá-las.
Em novembro de 2022, houve o lançamento do Artemis 2 à órbita da Lua. Agora, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) anunciou no dia 13 de janeiro que fará o lançamento do Artemis 3 para o sul da Lua. Há 50 anos, a primeira missão do ser humano no satélite natural havia começado.
Projeto da Nasa promete descobertas sobre a Lua
O objetivo da viagem é explorar a parte sul, ainda não acessada em missões humanas. Nessa região, as condições são extremas, o que dificulta o pouso e a permanência dos pesquisadores. Porém, é um local que guarda novos conhecimentos para a Ciência, principalmente pelas condições.
Para o lançamento do Artemis 3 para o sul da Lua, planeja-se o pouco em uma região segura. Além disso, a Starship, responsável pelo transporte dos astronautas da órbita à superfície da Lua, possui tecnologia avançada e sistema autônomo.
O planejamento de lançamento é para o ano de 2025, após o sucesso do Artemis 2. Por sua vez, os pesquisadores afirmam que a atmosfera da cápsula Orion é capaz de receber os astronautas durante longas viagens.
Em comunicado, a Nasa afirmou:
“Orion é a única espaçonave capaz de retornar tripulações à Terra em velocidades de reentrada lunar. Na bem-sucedida missão Artemis 1, o escudo térmico de design exclusivo da Orion foi recentemente testado sob essas condições extremas de reentrada.”
Além disso, na escolha da tripulação, há dois novos fatores. A primeira mulher e o primeiro homem não branco devem pisar na Lua. O foguete Space Launch System (SLS, Sistema de Lançamento Espacial) será responsável por impulsionar a cápsula.
A equipe de lançamento do Artemis 3 para o sul da Lua contará com uma divisão, permanecendo dois astronautas na cápsula e dois na Starship. Durante a permanência na superfície lunar, eles terão que documentar todos os achados por meio de fotos e vídeos. Assim como devem realizar a coleta de materiais geológicos para análises.