E seu um astronauta se perdesse no espaço sem capacete? Veja o que aconteceria

Veja o que um estudo afirmou sobre o que aconteceria em uma situação como essa.

Os trajes dos astronautas são feitos exatamente para que esses profissionais consigam viajar para fora da Terra sem colocar suas vidas em risco. Isso acontece porque são esses trajes que dão o oxigênio necessário aos cientistas em órbita. Então, uma dúvida muito constante é: o que aconteceria com o cérebro de um astronauta se ele se perdesse no espaço sem capacete?

Mesmo que essa seja uma situação quase impossível de acontecer, um relatório publicado no site da En Cancha revelou o que aconteceria se um astronauta realmente acabasse perdendo o seu capacete no espaço.

O que aconteceria nessa situação?

Esse relatório, feito pela Science Focus, da BBC, explica que, sem capacete e sem o abrigo de uma nave espacial, a cabeça dos astronautas não explodiria porque a pele é quase totalmente hermética aos gases, além de resistente. Portanto, suportaria a pressão de até mais de uma atmosfera.

Além disso, os especialistas afirmaram que os viajantes espaciais não congelariam imediatamente. Isso porque, no vácuo, a única maneira de perder calor é por radiação ou evaporação de fluidos.

Qual seria a causa da morte desse astronauta?

Porém, obviamente o astronauta acabaria morrendo por conta de uma asfixia. Pois o sangue contém oxigênio o suficiente para em média 15 segundos de atividade cerebral. Entretanto, depois disso, acabariam desmaiando até que, em três minutos, sofreriam uma morte cerebral.

Outro fator bastante curioso é que, se um viajante espacial tentar manter a respiração, o ar em seus pulmões acaba causando uma ruptura bastante abrupta no tecido desses órgãos ao se expandir em sua cavidade torácica, forçando bolhas em sua corrente sanguínea, o que seria fatal.

Outra coisa, por fim, que os astronautas também não podem fazer de forma alguma quando estiverem no espaço é assobiar. Fora isso, existem muitos outros perigos que os astronautas correm quando saem da Terra e diversas ações que também devem ser evitadas para que eles não corram nenhum risco de morte.

você pode gostar também