Asteroide pode colidir com a Terra, afirma astrônomo indiano

Um asteroide foi responsável por exterminar os dinossauros da Terra. Será que o destino da humanidade está em risco?

Os asteroides acompanham as histórias da Terra e do Universo como um todo. Eles explicam alguns acontecimentos, como a extinção completa dos dinossauros, que ocorreu devido a um asteroide que atingiu a Terra há milhões de anos atrás, exterminando-os.

Com tamanha destruição, um receio recorrente de cientistas, astronautas, pesquisadores e da sociedade é de que esse fenômeno volte a acontecer. Mas isso seria mesmo possível?

A resposta é sim. Mas as chances de acontecer não causam preocupação em estudiosos do assunto. Além disso, a estimativa dos cientistas é de que um asteroide desse nível colida com a Terra, em média, a cada 100 milhões de anos. A colisão que aniquilou os dinossauros aconteceu há 65 milhões de anos.

Mesmo que o asteroide em algum momento ameasse atingir a Terra, atualmente, com o avanço tecnológico, seria possível detectar a aproximação desse corpo rochoso orbitando.

O cientista especializado em meteoros Aswin Sekhar explicou como funciona esse acompanhamento:

“Temos uma aproximação e uma ideia muito boas sobre todos os asteroides acima de um quilômetro de tamanho”, afirmou Sekhar ao jornal indiano Onmanorama.

Graças a esse acompanhamento, em 2004, foi possível detectar o Apophis, asteroide com 350 m de diâmetro. O Apophis foi a ameaça mais significativa de colisão com a Terra e deixou a comunidade científica em alerta.

“O Apophis foi um tipo de ameaça surpreendente no sentido de que, em algum momento durante as observações iniciais, sua probabilidade de impacto na Terra chegou a 3%, o que é extremamente alto para os cálculos de impacto.

Mas observações posteriores e melhores aproximações da órbita reduziram a probabilidade e agora está em um local seguro”, garantiu Sekhar.

Considerando os possíveis riscos de um asteroide atingir a Terra, a Nasa criou a missão DART no ano passado. Na missão, os estudiosos lançaram uma espaçonave contra um objeto rochoso. A tentativa foi cumprida com sucesso, assegurando a proteção da Terra em casos de colisão.

Entenda o que é um asteroide

Os asteroides são corpos rochosos que orbitam o Sol no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Eles variam em tamanho, desde pequenos fragmentos até objetos de várias milhas de diâmetro.

Muitos asteroides são compostos de rochas silicatadas, enquanto outros podem ser feitos de metais ou minerais como enxofre e carbono.

Os asteroides são considerados restos de material que não se coagularam para formar planetas durante a formação do Sistema Solar. Alguns cientistas acreditam que os asteroides podem ter sido fragmentos de um planeta maior que foi destruído por colisão ou fenômenos gravitacionais.

você pode gostar também