Justiça determina prazo para que Apple faça iPhones com USB-C

Lei aprovada recentemente pela União Europeia (UE) estabeleceu uma data-limite para a Apple tornar a porta USB-C um conector padrão de seus aparelhos.

Uma lei aprovada recentemente pela União Europeia (UE) estabeleceu uma data-limite para a Apple e outras marcas tornarem a porta USB-C um conector padrão de seus aparelhos.

O estabelecimento do novo padrão para a recarga dos dispositivos móveis aconteceu no mês de outubro deste ano e, mesmo já em vigor, a data-limite para esse feito é 28 de dezembro de 2024.

Dessa forma, celulares, tablets, câmeras, fones de ouvido, headsets, consoles de videogame portáteis, caixas de som portáteis, leitores digitais, teclados, mouses sem fio e sistemas de navegação portáteis devem utilizar o conector padrão para a recarga nos países do bloco.

Em vista disso, é possível que a Apple desista de seus carregadores atuais, conhecidos como Lightning, e torne os futuros aparelhos compatíveis com o USB-C.

Alguns analistas arriscam dizer que essa mudança não será só para os iPhones vendidos na Europa, e sim em todo o mundo.

Ben Wood, analista-chefe da CCS Insight, comentou em entrevista:

“Meu pensamento é que a Apple já mudou para USB-C no MacBook e iPad Pro, então a transição já começou. O iPhone 14 foi bastante iterativo, então o iPhone 15 poderia ser um passo maior no design. Portanto, seria um bom momento para fazer a mudança.”

A fabricante, na época de aprovação da lei, se mostrou bem contrária à proposta, sustentando a afirmação de que a obrigação da mudança traria mais custos aos consumidores e limitaria a inovação.

Entretanto, com todas as explicações possíveis, a crítica não convenceu os parlamentares, que seguiram com a proposta.

Além disso, alguns rumores já se espalharam e dizem que essa mudança já acontecerá no novo modelo iPhone 15, o qual tem previsão de lançamento para setembro de 2023.

Também há comentários de que a empresa enxerga mais futuro no formato sem fio, conhecido como MagSafe, sendo, talvez, o principal meio de carregamento futuramente.

você pode gostar também