Jovem alagoano de 16 anos é a mente criativa por trás de capas famosas da Netflix
Gabriel Pereira Santos diz que seu objetivo é poder repassar o que aprendeu para as pessoas.
Depois de conceder uma entrevista à BBC, Gabriel Pereira Santos, de 16 anos, ganhou destaque por ficar conhecido como o designer responsáveis pelas capas da Netflix, sobretudo de séries. O adolescente é da cidade de Maceió, no Alagoas.
Atualmente, o jovem é um contratado do studioFREAK, empresa argentina que presta serviços de design para a Netflix. Gabriel fala que sua ambição é se tornar uma referência na área. Além disso, ele diz que:
“Meu objetivo é poder repassar o que aprendi para as pessoas, seja por meio de um curso ou pelo exemplo. É bom saber que o mundo também pode nos dar oportunidades.”
Rotina e upgrades
Gabriel conta que sua rotina começa às 5h da manhã. Ele vai para a escola e retorna para casa às 12h. Depois de almoçar, ele começa a pôr a mão na massa com as demandas do studioFREAK.
Para fazer as capas da Netflix, ele recebe imagens com um briefing do assunto da série. A partir daí, ele tem liberdade criativa para desenvolver a arte.
Antes de trabalhar com o conteúdo da Netflix, os primeiros designs de Gabriel eram feitos no celular da mãe. Para ajudar o filho, Maurilio Marcos Pereira Santos, pai de Gabriel, comprou um notebook para que ele pudesse trabalhar usando um equipamento mais apropriado e melhor que o smartphone da mãe.
O aparelho não tinha muita potência, mas foi o suficiente para que o jovem continuasse a aprimorar seu conhecimento. Por meio de tutoriais, ele passou a conhecer novos programas de edição, os quais ele usa até hoje.
Depois do um tempo, com o retorno financeiro dos trabalhos, ele comprou uma nova máquina que montou peça por peça, já que o notebook passou a não dar conta de processar todo o trabalho e travava muito.
De thumbnails a capas da Netflix
Na entrevista para a BBC, Gabriel conta que começou a se interessar pela área de design gráfico quando começou a criar thumbnails (um tipo de capa para vídeos) para seu canal de “Minecraft” no YouTube. Na época, o jovem tinha apenas 12 anos e fazia tudo pelo celular da mãe, dona Carla Daniella Pereira Santos
A partir daí, o alagoano continuou a se empenhar nas pesquisas e estudos de técnicas e ferramentas de design. Além das capas para seu canal, ele estendeu seu portfólio, trabalhando com artes para cartões de visita, cardápios e até mesmo prestando serviços para familiares sob pequenos pagamentos.
Passados 4 anos, depois de publicar seus trabalhos em plataformas de design e interagir com conteúdos de estúdios de seu interesse, Gabriel conseguiu chamar a atenção do studioFREAK.
Com a empresa, ele já dez capas para a Netflix de filmes famosos, como “Que Culpa Tem o Carma?”, “O telefone do Sr. Harrigan”, “Em todas partes” e “A Vida de Togo”, além das séries “El Rey” e “Gol Contra”.