Photoshop demonstra como as Inteligências Artificiais ainda estão longe da perfeição

Recentemente, o aplicativo Photoshop adicionou uma IA para a edição de fotos. Contudo, o 'filtro da felicidade' não deixou ninguém feliz.

Atualmente, qualquer um que acesse sites de notícias ou qualquer local que exiba as novidades do mundo, sem dúvidas encontrará muito material sobre as IAs. As Inteligências Artificiais tomaram conta das notícias, principalmente em razão do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.

Para quem não conhece, uma rápida busca pelo Multiverso Notícias vai mostrar como a IA está envolta de diversas contribuições para a tecnologia, assim como muitas polêmicas.

Logicamente, com a grande explosão no mercado sobre as IAs, é de se esperar que praticamente todos os programas busquem incorporá-la. Como é o caso do YouTube que, recentemente, revelou a inclusão de IAs nas ferramentas de criação de vídeo.

Mas então, com tantas IAs e com sua grande capacidade, por que não adicioná-la a softwares, como o do Photoshop?

Photoshop usará IA para edição de imagens

Alguns meses atrás e ainda hoje, a IA de criação de imagens Midjourney tem feito muito sucesso, ao mesmo tempo que arrecada diversas pessoas contrárias à sua utilização. No entanto, não tem como negar que essas tecnologias são revolucionárias, tudo devido à imensa qualidade das imagens que são geradas artificialmente.

Mas, em razão desse avanço na composição de imagens, o software de edição de fotos não poderia ficar de fora da nova onda. Sendo assim, o já consagrado Photoshop implementou em seu sistema a possibilidade de edição de fotos com uso de IA. Mas como isso funciona? Você deve se perguntar!

Basicamente, existe uma nova opção no software da Photoshop, no qual não é necessário que você “desperdice” o seu tempo fazendo a edição, a IA faz isso por você. Tal como sempre foi feito, o usuário do Photoshop vai carregar uma imagem ou foto que deseja editar, e vai para a opção “Smart Portrait” ou “Retrato Inteligente”.

Ao selecionar essa opção, que está disponível apenas para a edição de rostos em fotos, o usuário encontrará várias opções de edição.

Entretanto, o destaque aqui fica para a opção de edição “happyness” ou “felicidade”, em que é possível diminuir ou aumentar a felicidade de quem está na foto. Mas, como o mundo não é composto de flores apenas, a opção virou piada na internet por conta de seu mau funcionamento.

O principal problema apresentado pelas fotos editadas é a ausência de dentes, sejam um ou dois, ou até todos! O defeito foi alvo de piadas de muitos internautas que comprovaram que, por mais avançada que estejam as IAs atualmente, ainda há um grande caminho a se percorrer.

Phil Nickinson, editor do Digital Trends, compartilhou em suas redes sociais um vídeo demonstrando o problema:

você pode gostar também