Relatório aponta Inteligência Artificial como parte da rotina de idosos; entenda

De acordo com pesquisa do 'The Gerontecnologist', tecnologia vai equipar e facilitar a vida da terceira idade. Entenda.

Mulher idosa utilizando tablet
Imagem: Reprodução

A tecnologia ser parte total da nossa vida já não é novidade para ninguém. Porém, o avanço da Inteligência Articial (IA) tem demonstrado grandes possibilidades, inclusive para facilitar e integrar a rotina dos idosos. Segundo relatório do portal The Gerontecnologist, lançado em dezembro de 2022o desenvolvimento de recursos com IA direcionados para a população mais velha é uma grande tendência de mercado.

Muitos ainda enxergam os adultos como não usuários da tecnologia de Inteligência Artificial, porém o estudo também destaca uma realidade totalmente diferente.

“Os adultos mais velhos estão adotando a tecnologia mais do que nunca. Internet, smartphones, tablets, wearables e até smart TVs e alto-falantes estão sendo usados ​​por um número cada vez maior de idosos.”

Tecnologia de Inteligência Artificial e a terceira idade

A tendência é que esse mercado consumidor ativo também seja foco dos dispositivos inteligentes. Segundo o relatório, o planeta abriga quase 1 bilhão de adultos idosos, o que representa um público com grande potencial. Estudos apontam que, até 2050, 20% da população da Terra terá mais de 60 anos.

“Os adultos mais velhos também detêm um poder econômico significativo. Na verdade, esperava-se que seu poder de compra global chegasse a US$ 15 trilhões até 2020 – isso é semelhante ao PIB da China, que é o segundo país mais rico do mundo.”

Com o avanço da Inteligência Artificial e também a nova tecnologia 5G, as casas também devem aderir as novas formas de controle, isso porque a conexão sem fio vai possibilitar a adoção de diferentes recursos pelos idosos.

A integração com dispositivos domésticos e wearables (dispositivos vestíveis, em tradução livre) vai facilitar a utilização da tecnologia, uma vez que, ainda hoje, muitos idosos veem a configuração de aparelhos como uma barreira, dependendo de familiares para utilizarem.

Tendência do mercado de Inteligência Artificial

Idoso jogando no celular
Imagem: Reprodução

Gigantes da tecnologia, como Amazon e Google, já perceberam o grande potencial deste público e estão investindo em aparelhos que se adaptem a realidade dos idosos. Os recursos seriam adaptáveis, com volumes mais altos e adição de telefones de emergência.

Além disso, também estão sendo incluídos programas com base em musicoterapiapensando nos usuários que possuem Alzheimer

você pode gostar também