Inteligência artificial em tudo! Atores acusam Marvel de escanear seus rostos sem permissão

História ainda pode dar ruim para a Marvel Studios! Atores acusam a empresa de usar IA para escanear seus rostos sem permissão.

Os espectadores podem até pensar que é tema de um episódio de Black Mirror (porque realmente foi), mas uma situação envolvendo a tecnologia se tornou muito real. A Disney e a Marvel Studios estão sendo acusadas de conduzir digitalizações indevidas dos corpos e rostos dos atores selecionados para atuar como figurantes na série “WandaVision“.

Uma das figurantes da produção, Alexandria Rubalcaba, expôs a questão ao NPR, relatando que foi convocada para participar das gravações de um trailer, durante as quais uma série de câmeras registrou suas variadas expressões e movimentos. O procedimento, conforme seu relato, se estendeu por cerca de 15 minutos e abrangeu todos os figurantes que estavam trabalhando naquele dia.

As digitalizações detalhadas permitem que suas características físicas sejam utilizadas em futuros empreendimentos por meio da aplicação de tecnologias de inteligência artificial. Inclusive, esse é um tema que tem sido muito discutido nos últimos meses.

Foto: Olhar Digital/Reprodução

Estranho hábito desencadeou a greve dos atores em Hollywood

O uso da inteligência artificial para substituir figurantes é uma das controvérsias centrais entre o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes das principais produtoras cinematográficas (AMPTP).

Nos primeiros esforços de negociação, essas entidades não conseguiram estabelecer novos parâmetros regulatórios para a questão, resultando na paralisação das atividades dos atores envolvidos. A greve dos atores de Hollywood foi decretada no dia 13 de julho.

Essa história complexa envolve questões relativas ao destino iminente da indústria cinematográfica e à perspectiva de a inteligência artificial em breve substituir de uma vez por todas os figurantes humanos. Tanto é que, após a paralisação dos atores, surgiram algumas denúncias a estúdios que querem replicar os rostos dos atores por meio de IA.

O mais curioso é que, na mais recente temporada de “Black Mirror”, o primeiro episódio, intitulado “Joan is Awful”, aborda exatamente essa questão. Na trama, Joan tem sua vida exposta após não ler os termos de uso da plataforma de streaming contratada por ela.

Tanto o SAG-AFTRA quanto a AMPTP apresentam abordagens diferenciadas no que se refere ao uso das imagens digitalizadas dos figurantes. O sindicato propõe que os estúdios obtenham permissão em cada instância de uso das imagens, enquanto a AMPTP sustenta que um único contrato, concedendo permissão para qualquer uso futuro das imagens, seria o melhor.

“WandaVision” está disponível no Disney+.

você pode gostar também