Samsung desenvolve tecnologia que visa à segurança de motoristas ao volante

Agora você pode dirigir com mais segurança. Uma inovação da Samsung promete te ajudar a vencer o cansaço, o sono e as distrações ao dirigir.

Os avanços da tecnologia têm impulsionado e facilitado muitos resultados em nossa vida cotidiana. Por isso, em vários países as pessoas já usam robôs para ajudar em casa ou estão comprando casas inteligentes que basicamente funcionam por comando de voz.

Mas e se você pudesse dirigir com alguém para te auxiliar quando ficasse cansado demais? Algo que te ajudasse a dirigir com segurança depois de um dia exaustivo de trabalho ou te mantivesse acordado quando estivesse dirigindo após o almoço?

Se você já desejou isso e acha que está apenas sonhando, não é bem assim! Graças à Samsung, uma tecnologia própria para ajudar motoristas e analisar como está sua condição no trânsito está sendo desenvolvida.

Foto: Reprodução

O sistema se chama Ready Care e pode detectar estresse, cansaço, sono e distração. Depois de identificar tudo isso, o sistema implementa algumas mudanças no carro para que ele fique de acordo com as necessidades do motorista.

Essa função é possível graças a sensores e câmeras dentro do veículo que observam expressões faciais, respiração, piscar de olhos e outros detalhes que nosso corpo deixa escapar.

Após isso, as luzes do carro, o volume do som e o ar-condicionado são ajustados a você, fora os alertas que são emitidos para capturar sua atenção e te manter com foco, evitando possíveis acidentes.

Além dessa funcionalidade, eles também lançaram o Ready Tune, que possibilita uma experiência sonora encantadora e completa, como a leitura de audiobooks para o motorista.

Embora ambas as funções ainda não estejam disponíveis, espera-se que elas cheguem logo ao mercado para o consumidor. Outro detalhe é que não se sabe se elas serão apenas para modelos específicos de carro ou não.

Em suma, o ano de 2023 tem muito mais pela frente, já que a Samsung revelou ter o desejo de criar soluções para outros problemas além do trânsito. Preservar o meio ambiente e auxiliar o mercado de trabalho, por exemplo, também são metas futuras da companhia.

você pode gostar também