Ciclone leva frio extremo e causa dezenas de mortes nos EUA e no Canadá

O ciclone bomba, ou Bonbogenesis, tem causado muito mais do que se esperava das tempestades de neve nos EUA e no Canadá este ano.

“Bombogenesis”, ou “ciclone bomba“, tem causado verdadeira comoção na América do Norte. Isso porque ele atingiu os Estados Unidos e o Canadá e, com sua baixa temperatura, causou a morte de alguns norte-americanos.

Esse não é um tipo de acontecimento raro, uma vez que sempre acontece nos Estados Unidos. Entretanto, o que ocorreu foi que, neste ano, o ciclone veio com muito mais potência.

O que ocasiona o ciclone é o ar frio que vem chegando e se depara com o ar quente da região. Assim, causa uma grande queda de pressão, por isso recebe o nome de Bomba, uma vez que suas temperaturas são muito baixas, e seus estragos, muito altos.

Desespero e mortes

Esse fenômeno natural tirou a vida de cerca de 50 pessoas nos Estados Unidos e no Canadá. Pelo menos 25 dessas mortes aconteceram na cidade de Buffalo, em Nova York.

Lá, as consequências têm sido maiores do que se poderia imaginar, com estradas sendo interditadas e falta de energia, o que problematiza as tentativas de equipes de emergência prestar socorro.

Além disso, o gelo nas estradas torna tudo ainda pior, pois provoca os desvios da pista nos carros, gerando acidentes. Foi o que aconteceu com um ônibus no qual quatro pessoas morreram, na cidade de Merritt.

Além de Buffalo, que tem enfrentado a versão mais forte do ciclone, outras cidades passaram por momentos conflitantes, como: Ohio, Missouri, Kansas, Colorado e outros estados.

No Canadá, Ontário e Quebec também estão passando por intensas tempestades. Carros foram abandonados e pessoas morreram congeladas dentro ou próximas de seus carros.

Foto: DW made for minds/Reprodução

O meteorologista e consultor climático Francisco de Assis relata que, mesmo sendo raro, o ciclone bomba está acima da média. Espera-se que as condições melhorem nos próximos dias, porém as recomendações é que as pessoas não façam viagens, a não ser em casos de emergência.

Portanto, houve o cancelamento de voos, o que prejudicou a locomoção das pessoas. Essas tempestades são muito comuns na Costa Leste dos Estados Unidos e no Canadá. Contudo, as fortes tempestades de neve neste ano foram duas vezes mais intensas.

você pode gostar também