Hulk tem origem reinventada em edição de HQ com abordagem inédita
Nova edição de ''O Incrível Hulk' apresenta arco inédito para os fãs e promete bagunçar a mente de todo mundo.
Todo mundo com o mínimo de conhecimento sobre quadrinhos da Marvel sabe qual é a história de origem do Hulk: um acidente envolvendo raios gama ocorre e transforma um renomado cientista em uma criatura verde extremamente forte e feroz sempre que ele experimenta raiva em alguma situação.
Porém, em 2005, “O Incrível Hulk #77-81” foi lançado com uma revelação surpreendente que mudou totalmente a percepção que temos do herói e a que ele tem de si mesmo: o poderoso gigante sempre esteve presente em Bruce Banner.
Criatura imaginária
Escrita por Peter David, um dos principais roteiristas do personagem e um dos poucos que conhece de “cabo a rabo” as diversas tramas do monstro esverdeado, a história revela que o Hulk apareceu pela primeira vez na vida de Banner como um amigo imaginário.
Nessa curta série com arte de Lee Weeks e Tom Palmer, o passado do cientista é explorado, revelando que “Hulk” era o nome do amigo imaginário de Bruce, criado como uma resposta aos traumas que ele sofreu durante seu crescimento.
Durante o desenrolar do enredo, descobrimos que esse amigo imaginário foi constante até a adolescência de Bruce Banner, com conversas longas e até participações em sala de aula.
Em uma cena chave, o personagem defende sua colega de classe de um namorado abusivo, enquanto o Hulk avisa que ele não deve se colocar como herói.
Estabelecer uma relação passada assim pode parecer sem sentido para alguns fãs, mas basta lembrar que, em diversas outras ocasiões, Hulk sempre desempenhou um papel simbólico, como uma representação palpável de toda uma vida de traumas e a raiva sufocada sofrida por Banner.
É como se o acidente radioativo tivesse servido para trazer à tona tudo o que o Bruce guardava dentro de si em forma de uma criatura verde gigante.
Para fortalecer ainda mais a ideia do gancho apresentado, Hulk atua como uma alavanca moral de Banner em vários momentos para que ele seja verdadeiro consigo mesmo e defenda suas crenças. Isso ocorre, por exemplo, quando ele decide seguir em frente e ajudar sua colega de classe.
A mesma perspectiva também foi explorada nos quadrinhos e na atual série da “Mulher-Hulk” para mostrar uma identidade mais humanizada de Jennifer Walters, mesmo quando seu lado verde é aflorado.