Google está espionando você? Veja as acusações contra o gigante de buscas

Será que estão vigiando você sem seu consentimento? Confira as acusações que o Google tem recebido sobre o assunto!

Imagem: Reprodução

Google. Esse nome você certamente conhece, assim como sabe o que ele faz. Estamos falando da maior plataforma de buscas, que recentemente se envolveu em mais um processo. Dessa vez, trata-se de uma multa milionária de US$ 29,5 milhões.

A empresa está passando por dois processos envolvendo práticas enganosas e erradas, como a de rastrear pessoas sem que elas deem permissão para isso.

Além disso, há outro processo que envolve infringir a privacidade das pessoas. Nele, existem acusações de que a plataforma usa as informações pessoais coletadas ilegalmente.

De acordo com as vítimas, o Google muitas vezes usa um design que engana os usuários e coleta informações que não são necessárias para realizar seus serviços.

Medidas tomadas pelo Google

Depois de receber essas acusações, o Google tem tomado medidas para resolver o problema ou providenciar soluções que tornem a situação entre ele e os usuários mais amigável.

Dentre essas medidas, está a exclusão de informações de localização obtidas em um prazo de 30 dias, como a lixeira dos aplicativos costuma fazer. Além disso, precisam criar uma página na web mostrando quais dados estão sendo coletados, sem contar que devem parar de compartilhar a localização das pessoas com anunciantes.

No entanto, a questão maior é que o problema do Google não é somente com os usuários! Os estados norte-americanos também manifestam preocupação com algumas atitudes da plataforma após relatos das vítimas.

Depois de tantas acusações, de estados diferentes, somam-se cerca de US$ 391,5 milhões em multas. Muitas dessas acusações acontecem há muitos anos, e as mais recentes foram em 2021.

Diante da situação, o governo dos Estados Unidos acompanha o desenvolvimento e o andamento do trabalho feito pela empresa há muito tempo, em busca de evidências que possam tornar as acusações ainda mais certeiras.

Por sua vez, as acusações têm se tornado cada vez mais populares, e houve um aumento no número de multas aplicadas, todas sempre com um valor alto. Entre todas as acusações que a plataforma recebe constantemente, a maioria delas está ligada ao direito do consumidor.

Entretanto, mesmo com os problemas que mencionamos, o Google se mantém como a plataforma de busca mais usada em todo o mundo.

você pode gostar também