GOLPE no WhatsApp: famosa perde mais R$ 200 mil e choca a internet

Nubank colocou-se à disposição das investigações sobre o caso.

Parece que nem mesmo os famosos estão ilesos a golpes aplicados via WhatsApp. Isso porque, no início de março, a humorista Dani Calabresa perdeu mais de R$ 200 mil por causa de um desses crimes. Em declaração à Justiça, a artista revelou que a conta em questão é dividida com os pais.

O pai da humorista recebeu uma mensagem de um golpista se passando por ela, com um número de telefone diferente do contato oficial de Calabresa. Por conta da constante busca de fãs e jornalistas, a humorista já havia trocado de número várias vezes, então os pais da artista nem desconfiaram da abordagem.

Nesse contexto, o golpista pediu ao pai de Dani Calabresa que transferisse valores e realizasse pagamentos para outras contas bancárias, todas novas e nenhuma relacionada a contas reais de Dani ou mesmo de sua família.

A humorista só ficou sabendo que seu pai havia sido vítima de um golpe quando ela o encontrou pessoalmente. Na ocasião, o pai disse que havia feito transferências para ela. Ao todo, o prejuízo contabiliza R$ 205 mil.

Esse é um valor que poderia ter sido maior caso Dani não tivesse conseguido cancelar várias transferências agendadas para dias seguintes. Nessa manobra, a humorista conseguiu recuperar cerca de R$ 40 mil.

O golpe ocorreu por meio do Nubank e, de acordo com declaração do advogado da famosa, Jorge Jardim:

“O próprio site do banco menciona que realiza a abertura de conta corrente a qualquer indivíduo mediante singelo preenchimento dos dados pessoais (nome, RG e CPF) e o fornecimento de e-mail e fotografia do pretenso documento de identidade.”

Nota do Nubank sobre o golpe no WhatsApp

Em razão dos acontecimentos, o Nubank se posicionou sobre o crime sofrido pela artista e sua família por meio de uma nota. Na ocasião, o banco afirmou:

“O Nubank não foi formalmente notificado sobre a ação judicial e tampouco tem registro de contato, reclamação ou solicitação das partes envolvidas no incidente, que, segundo a reportagem, foi um golpe de WhatsApp ocorrido em 2020 envolvendo diversas instituições financeiras.

O Nubank segue à disposição para colaborar com investigações sobre atos criminosos e buscar a melhor resolução para as vítimas.

Com relação a golpes dessa natureza, o Nubank reitera que mantém canais abertos para o atendimento imediato de vítimas […], que devem seguir o passo a passo abaixo.

Nossas equipes especializadas estão prontas para analisar os casos imediatamente e tentar recuperar os valores por meio de bloqueio de contas e intermediação com outras instituições.

1 – Entre em contato com o Nubank e demais instituições financeiras envolvidas e detalhe as operações que devem ser contestadas
2 – Faça um Boletim de Ocorrência, com seus dados e detalhes da situação – encaminhe o B.O. para o Nubank e demais instituições financeiras
3 – Denuncie o golpe do WhatsApp no e-mail pagina.falsa@nubank.com.br com o número de telefone suspeito para ajudar e evitar outros golpes.”

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