Golpe: roubo de dinheiro agora pode ocorrer diretamente pelo celular das vítimas

Seu celular está seguro? Veja o golpe que cibercriminosos estão aplicando em usuários de bancos digitais.

O surgimento de vírus maliciosos em aparelhos celulares ou computadores é cada vez mais crescente, e uma evidência disso são as inúmeras vítimas que têm sido roubadas.

O golpe mais recente envolvendo aparelhos eletrônicos envolve o roubo via Pix de sua conta bancária, principalmente se você é usuário do Nubank. Então, preste atenção nas informações a seguir para não ser mais uma vítima dos cibercriminosos.

Novo golpe invade celulares e rouba dinheiro por meio de Pix

Imagem: Reprodução

O nome do vírus responsável por aplicar esse golpe é GoatRAT, e ele é muito discreto e silencioso, mas isso não o torna menos perigoso. Segundo algumas informações obtidas pela Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL), empresa de cibersegurança, o vírus foi atualizado e agora se apresenta de uma maneira ainda mais fatal.

Primeiro, se você usa o famoso banco digital roxinho, fique atento aos links que tem acessado, pois essa é a forma mais usada pelos criminosos para invadir sua conta e roubar seu dinheiro. Mas como isso funciona?

Eles enviam um link malicioso afirmando ser algo oficial do Nubank, e depois que você clica, é redirecionado para um site chamado “nubankmodulo”. Ao acessar o link, é baixado um arquivo em seu celular de forma automática, e por meio dele, os cibercriminosos invadem sua conta e fazem as transferências do seu dinheiro via Pix.

Mas é importante saber que o Nubank não é o único usado para atrair as vítimas. Outros bancos digitais, como Inter e PagBank, também têm sido alvos dos criminosos.

Ambos se posicionaram a respeito das especulações e deixaram bem claro que são bancos seguros e que visam sempre a segurança dos dados de seus clientes. Enquanto o PagBank afirmou que os comentários sobre o vírus são falsos, o Inter deu dicas práticas aos seus clientes de como se proteger de golpes.

O Inter ainda destacou que está disponível 24 horas para seus usuários, e que os clientes que desejarem podem entrar em contato por meio dos canais de atendimento da empresa para maiores esclarecimentos.

Algumas das dicas de segurança que o Banco Inter forneceu para evitar golpes foram:

  • Ter um antivírus;
  • Confirmar sempre as informações relacionadas a transferências Pix;
  • Estar atento às configurações de segurança e permissão do celular;
  • Não acessar links estranhos e de fontes duvidosas nem aplicativos desconhecidos;
  • Por fim, se houver algum indício de vírus no celular, é preciso formatá-lo o quanto antes.
você pode gostar também