Impactos da era digital: como a Geração Z está perdendo habilidades importantes?

Em algum nível, você já notou a perda das habilidades não verbais em alguém da Geração Z?

Quem se identifica com a Geração Z? Se sua resposta a essa questão for positiva, talvez você também possa se identificar com o que está acontecendo. Isso porque essa geração está perdendo habilidades completamente importantes, como o fato de se comunicar com os outros.

Isso vem sendo notado por especialistas e empresas que contam com pessoas de até 23 anos em seu corpo de funcionários. Um exemplo disso é que empresas no Reino Unido, como Deloitte e PwC, estão criando treinamentos para recrutas mais jovens quando eles ingressam nesses ambientes corporativos. E tudo isso para desenvolver as habilidades de comunicação desses funcionários.

Entretanto, isso não fica apenas para as habilidades comunicativas. Segundo Dustin York, professor associado de Comunicações da Universidade de Maryille, esses novos profissionais também precisam de dicas não verbais para desenvolverem suas tarefas, como contato visual e de instruções sobre como se portar dentro de uma sala.

Geração Z não sabe lidar com o trabalho presencial por estar perdendo habilidades de comunicação
Foto: Quartz/Reprodução

York ainda afirma que essa é uma forma de criar um elo de confiança ainda maior com os colegas de trabalho. Além disso, essas estratégias são muito importantes para que funcionários da Geração Z se sintam familiarizados com ambientes corporativos.

“Ser capaz de construir confiança com colegas e clientes, para construir credibilidade e empatia, se resume a habilidades não verbais. Isso é muito importante.”

E isso acontece porque, quando esses novos trabalhadores, que estão acostumados com o ambiente virtual, têm contato com a realidade palpável, eles não estão prontos para lidar com todas as situações dela.

Um exemplo disso é que o Zoom, por exemplo, ou qualquer outra sala que seja acessada via computadores não dão a eles a chance de se entenderem de fato com as pessoas que estão ali.

Orientações para habilidades sociais são importantes

Ainda de acordo com Dustin York, esse tipo de orientação e ajuda é superimportante, principalmente para quem está chegando agora ao ambiente presencial. Além disso, essa habilidade não verbal é aprendida de forma rápida se bem conduzida e de forma a passar confiança aos jovens.

York afirma que praticar tais habilidades em um período de cinco a sete dias já é uma forma de colocar esse tipo de pauta na linha para que os recrutas e funcionários mais novos possam embarcar nesse aprendizado. Além de tudo, também pode ajudar na lacuna de comunicação, já que as pessoas vão aprender a conversar entre si fora das telas.

O Zoom e o Meet podem ser um verdadeiro atraso quando se trata de comunicação efetiva, uma vez que você não consegue notar a linguagem do corpo, além do fato de que, para algumas pessoas, estar em uma reunião on-line pode não trazer a sensação de realmente estarem reunidas para discutir ideias.

Outro ponto que pode trazer grande confusão é o áudio dessas reuniões virtuais, pois fica passível de sofrer cortes ou, então, a internet pode cair.

Em suma, com base nessas experiências, nota-se que a falta de contato presencial pode acabar retardando a ampliação de habilidades de comunicação.

você pode gostar também