Enem 2022: MEC adianta divulgação de resultados para hoje!

A divulgação estava prevista para ocorrer no dia 13 deste mês, mas foi antecipada para hoje.

Nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, houve a aplicação de uma das provas mais importantes para aqueles que desejam cursar uma graduação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A divulgação dos resultados da prova estava prevista para o dia 13 de fevereiro, isto é, na próxima segunda-feira. Porém, ontem (8), o novo ministro da Educação, Camilo Santana, comentou que as datas seriam alteradas e que o resultado passaria a ser divulgado hoje.

“Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para a semana que vem. O resultado será divulgado amanhã, dia 9. Isso vai facilitar também todo o acesso dos nossos alunos ao Sisu.”

Se você realizou o Enem e quer descobrir qual foi sua nota, basta entrar na página do participante e preencher com seus dados.

Recebi a minha nota, e agora?

Assim que você logar e verificar sua nota, o primeiro questionamento que pode surgir em sua mente é: o que devo fazer com isso? Calma, pois você tem algumas opções e falaremos sobre elas a seguir.

Prouni

A primeira que listaremos é o Programa Universitário para Todos (Prouni). Com ele, você consegue bolsas de 50% a 100% em determinada instituição privada.

O processo de funcionamento do Prouni permite ao estudante escolher dois cursos. Em seguida, poderá optar por ampla concorrência, isso significa que você passará a concorrer com os demais indivíduos. Mas, se optar por cotas, vai concorrer com alguns grupos específicos, os quais se classificam normalmente por etnias.

É preciso atentar-se aos resultados da primeira chamada, que ocorre dos dias 7 a 16 de março. Enquanto a segunda está prevista para acontecer dos dias 21 a 30 de março.

Sisu

Agora, um dos mais desejados por todos os estudantes que almejam entrar em faculdades públicas: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Por sua vez, ele permite que os alunos possam ter acesso a instituições públicas sem a necessidade de pagamento.

Você poderá se inscrever no Sisu entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Além disso, poderá alterar o curso que selecionou quantas vezes for preciso, desde que leve em consideração as notas mínimas para ingressar, que são divulgadas diariamente. Os resultados devem sair ainda neste mês, mais especificamente no dia 28.

Fies

Como terceira opção, você pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no qual o governo paga a mensalidade de sua faculdade com a condição de que, após se formar, você terá que devolver o valor gasto pelo governo durante seu curso.

Mas, ao se inscrever nessa modalidade, você poderá receber 100% de ajuda, ou apenas 50%. E no que se refere aos juros, eles variam conforme a renda da sua família. As inscrições vão de 7 a 10 de março, e os resultados chegarão no dia 14 de março.

Outras opções

Mas, se você ainda preferir, há a possibilidade de usar sua nota em instituições privadas, as quais fornecerão um desconto nas mensalidades. Ou você optar por verificar se sua nota pode levá-lo(a) a estudar fora do país, como em Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

você pode gostar também