in , ,

Escolas no Canadá queimam livros de Pocahontas, TinTin e Astérix

Escolas no Canadá queimam livros

Escolas no Canadá queimam livros, na verdade, mais de cinco mil livros infantis foram queimados por serem considerados racistas. O fato ocorreu em escolas de Ontário, no Canadá, em 2019 e só veio a público na terça-feira (07/09) numa reportagem da Rádio Canadá.

Os livro queimados eram do acervo das escolas administradas pelo Conselho Escolar Católico de Providence. Mais 30 escolas da região são administradas pelo órgão.

Um documento obtido pela emissora da rádio que divulgou a notícia descreve uma lista de romances e histórias em quadrinhos que foram considerados racistas e obsoletos pela administração das escolas.

Assim, a decisão foi queimar e enterrar as obras. Entre eles havia títulos como “Tintim”, “Pocahontas” e “Astérix”. O documento afirma que a intenção era se reconciliar com os povos indígenas do Canadá.

Escolas no Canadá queimam livros e organizadora da ação pede demissão

Escolas no Canadá queimam livros
Quadrinhos como Astérix foram considerados racistas

Uma das idealizadoras do ato é Suzy Kies, pesquisadora e ativista indígena, que pediu demissão do conselho na quarta-feira (08/09) após a publicação da reportagem. Em comunicado à Rádio Canadá, o conselho disse que irá rever a maneira como os livros foram destruídos por serem considerados inadequados.

Escolas no Canadá queimam livros
Várias obras de TinTin também foram para a fogueira

Recentemente, a descoberta de 1.100 restos mortais de crianças indígenas que foram mortas e enterradas em covas sem nenhuma identificação em escolas católicas do Canadá causou revolta no país e em todo o mundo. Em protestos, igrejas chegaram a ser queimadas.

Organizações ligadas aos povos originários canadenses cobraram um pedido de desculpas do Papa Francisco pelo que consideram um genocídio.

Mais notícias em breve!

Comments

Leave a Reply
  1. Porque as pessoas não deixam esses livros e quadrinhos como exemplo de coisas a não serem feitas…??? Apagar a história com ou sem seus erros é muito perigoso…quem controla o passado controla o futuro….quem controla o futuro ,controla o presente .(Orwell)…queimar livros não vai mudar…nada e .o que antigamente era considerado aceitável e que hoje vemos que era algum tipo de fascismo ,assédio ou preconceito…por concepcoes erradas da sociedade….ficou no passado…Não podemos julgar a sociedade de hoje…por erros cometidos séculos atrás….Temos que esclarecer os jovens de hoje …mas não apagar os erros cometidos por que isso é o que fomos ,o que somos hoje e o que seremos no futuro….Quem sabe o que será considerado errado daqui a 1 século.?

  2. Eu seguia a pagina ha quase 10 anos, leio todos os posts com frequência mas fui bloqueada só pq fiz uma observação sobre os dados apresentados neste post. Muito triste. Uma censura desnecessária e que demonstra falta de humildade. Se o autor não tem paciência pra receber sugestões, críticas ou correções, melhor não lidar com redes sociais. “Abraço 👍”

    • Boa noite, não sei do que se trata, sou aqui do portal apenas, mas já pedi o cancelamento de sua exclusão e que o Tio Vader chame a atenção do moderador que fez isso. Desculpe qualquer coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Escrito por Tio Vader

Nascido em 1978 e treinado durante os incríveis anos 80. Movido a refrigerante, mirabel, quadrinhos, filmes e seriados. Casado, Tio Vader é apenas mais um Jedi aposentado tentando ganhar a vida pela galáxia. Por último mas não menos importante, Tio Vader também é o criador e administrador da marca Resistência Nerd ® desde 2010.

matrix 4 capa

‘MATRIX RESURRECTIONS’ deixará gancho para MATRIX 5

blob dd4b

Cobra Kai | Série é atacada por falta de diversidade