É oficial! Brasil terá novo feriado nacional ainda este ano
Atual presidente da República oficializou nova data comemorativa.
No Brasil, os feriados são momentos especiais de descanso e lazer para a maioria dos brasileiros. Com uma diversidade cultural tão rica, os feriados nacionais também são oportunidades para celebrar tradições e rituais locais.
É uma época em que muitos aproveitam essas pausas para viajar e explorar novos destinos, seja para relaxar em praias paradisíacas ou conhecer cidades históricas. O país terá mais um feriado nacional a partir do segundo semestre de 2024.
Novo feriado em novembro
Zumbi do Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil Colônia – Imagem: Reprodução
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi oficializado como feriado em todo o país após a sanção do projeto de lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado.
Anteriormente, a data era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. A oficialização do feriado em todo o país representa um avanço na valorização da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra remete ao marco da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores da história do Brasil durante o período colonial.
Zumbi é reconhecido como um símbolo de resistência e luta contra a escravização negra no país.
Com a inclusão do novo feriado, o calendário nacional de feriados no próximo semestre de 2024 ficará da seguinte forma:
- 7 de setembro (Independência do Brasil);
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças);
- 2 de novembro (Finados);
- 15 de novembro (Proclamação da República);
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra);
- 25 de dezembro (Natal).
A oficialização do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional é um passo importante para a valorização da cultura afro-brasileira e para a reflexão sobre a questão do racismo no país.
Além disso, o novo feriado também representa um momento de celebração e reconhecimento da luta histórica dos negros no Brasil.