Orgulhos nacionais: 8 locais brasileiros reconhecidos oficialmente pela UNESCO

Nosso país conta com muitas belezas reconhecidas mundialmente! Confira agora.

O Brasil é reconhecido mundialmente por suas belezas naturais, diversidade cultural e pelo povo alegre e hospitaleiro. Somos um país continental e, portanto, contamos com uma variedade de locais maravilhosos que dificilmente poderiam ser vistos em outras partes do mundo.

Muitos desses locais reconhecidos pela UNESCO são verdadeiros paraísos! Por isso, hoje vamos te mostrar um pouquinho mais sobre as belezas do nosso país.

Maravilhas brasileiras

Do Oiapoque ao Chuí, o nosso Brasil possui muitos atrativos interessantes. Não é a toa que o país atraiu e ainda atrai uma grande leva de imigrantes, pessoas que vêm para cá em busca de oportunidades e também para somar ao nosso povo.

Somos donos de uma natureza exuberante, com diversos tipos de ecossistemas, a depender da região. Cerrado, caatinga, mata atlântica, floresta amazônica são só alguns exemplos do que um visitante pode encontrar, caso faça um tour por alguns dos estados.

Agora, partindo para a questão cultural, as terras brasileiras são o destino de centenas de imigrantes e isso, consequentemente, deixa uma marca única na identidade nacional. Tal mistura de línguas, crenças e saberes gerou um povo multiétnico, plural e bastante heterogêneo.

E é claro que as produções artísticas de todas as linguagens se beneficiaram muito disso, pois toda a arte nacional pode “beber” de diversas fontes para elaborar a cultura que existe hoje. Essas influências são perceptíveis no folclore, na música, vestimentas e tradições religiosas.

8 locais brasileiros reconhecidos pela UNESCO 

A seguir, vamos descobrir mais sobre alguns lugares que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reconhece como áreas consagradas no território brasileiro. Confira!

mapa
Foto: Freepik/Reprodução

1. Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

A Serra da Capivara conta com um belíssimo acervo de pinturas rupestres, pintadas pelos primeiros habitantes nativos da região. Segundo estudos, algumas delas possuem mais de 25.000 anos, remontando ao período pré-histórico brasileiro.

Atualmente, o parque é um local de conservação, protegido por lei e lar de várias espécies animais e vegetais.

2. Centro Histórico de Salvador – Bahia

Salvador é conhecida como a primeira capital do Brasil, sendo que toda a expansão para o resto do território partiu de lá. Por isso, a metrópole conta com uma rica coleção de edifícios históricos construídos ainda na época da colonização.

Sua arquitetura é composta por casas com cores vibrantes, muitas lembrando as antigas vilas portuguesas da época dos antigos reis do passado.

3. Cidade Histórica de Ouro Preto – Minas Gerais

A cidade foi fundada por colonizadores lusitanos em 1630, pessoas que vieram em busca das ricas minas de ouro que foram descobertas na região com o objetivo de enriquecer.

Esse importante centro urbano foi palco de vários eventos históricos importantes, como a Inconfidência Mineira. Também não eram incomuns revoltas por conta dos impostos que Portugal impunha na região.

Outro ponto são as incríveis obras de arte encontradas por lá, como as construções arquitetônicas de Aleijadinho e toda a arte colonial que fascina na cidade.

4. Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

As Cataratas do Iguaçu são verdadeiras maravilhas da natureza. Essas formações rochosas incríveis são o resultado de atividades vulcânicas ocorridas há aproximadamente 500 milhões de anos na região.

O local reconhecido pela UNESCO também conta com uma fauna e flora únicas no país, sendo um dos destinos mais acertados para quem gosta de natureza e liberdade.

5. Ruínas de São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Essas são as antigas ruínas que atestam a presença dos padres jesuítas na região. Nesses locais, os clérigos evangelizavam e doutrinavam os povos nativos locais, impondo hábitos europeus e instruindo a população em diversos ofícios como carpintaria, construção civil, agricultura entre outras atividades com o objetivo de explorar seu trabalho.

Portanto, as Ruínas de São Miguel das Missões são importantes para atestar o ocorrido com as populações nativas.

6. Centro histórico de Olinda – Recife

Também uma cidade histórica, Olinda conta com uma arquitetura única que nos leva de volta ao antigo período colonial quando os portugueses colonizaram a terra. Possuindo uma natureza e praias deslumbrantes, essa simpática localidade é uma das queridinhas entre os turistas brasileiros e estrangeiros.

7. Sítio Arqueológico Cais do Valongo – Rio de Janeiro

O sítio foi incluído na lista de locais reconhecidos pela UNESCO porque nele desembarcaram centenas de pessoas escravizadas durante o passado colonial brasileiro. Esses seres humanos passaram por muita dor e sofrimento e o lugar evoca uma memória bastante sensível, sendo também utilizado para lembrar que foi o povo africano que construiu boa parte do país.

8. Área de Conservação do Pantanal – Mato Grosso

Essa área de conservação é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio natural brasileiro. Ao todo, são cerca de 210 mil km² de terras alagadas, repletas de biodiversidade vegetal e animal. Outro destino acertado para quem ama a natureza.

E você, conhece algum dos lugares que citamos acima? Conte como foi a sua experiência e continue nos acompanhando para ver mais conteúdos como este!

Rio Sucuri em Bonito, Mato Grosso do Sul. Imagem: Paulo Henrique Pigozzi/Shutterstock
você pode gostar também