Arquitetura que influencia: a história por trás das construções no mundo

Descubra os estilos arquitetônicos mais influentes da história.

Ao longo da história, a arquitetura foi moldada por diversos fatores, como a cultura, religião, política, tecnologia e economia. Dessa forma, surgiram diferentes estilos arquitetônicos, cada um com características distintas.

Alguns desses estilos se destacaram por sua influência duradoura na arquitetura e no design, afetando a forma como as pessoas vivem e interagem com o ambiente construído até hoje.

Neste contexto, é possível identificar alguns dos estilos arquitetônicos mais influentes, como: clássico, gótico, renascentista, barroco, neoclássico, modernista e pós-modernista.

Tendo em mente estas coisas, hoje iremos analisar alguns estilos arquitetônicos que mais influenciaram, durante séculos, muitas gerações e países.

Cada um desses estilos contribuiu para a evolução da arquitetura ao longo do tempo e continua a inspirar os arquitetos e designers de hoje. Por isso, são mais do que algo a se estudar nas aulas de história, mas sim, uma forma de contar sobre a cultura e outros fatores de uma sociedade.

Estilos arquitetônicos mais influentes no mundo

1. Arquitetura Gótica

Este é um estilo que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média. Caracterizada por seus arcos ogivais, vitrais coloridos e elementos ornamentais, como gárgulas e pináculos, o estilo Gótico é fonte de inspiração até hoje para projetos contemporâneos.

Suas igrejas, catedrais e castelos impressionam pela altura e elegância, sendo exemplos notáveis construções, ​​como as catedrais de Notre-Dame, em Paris, e de Colônia, na Alemanha. Certamente, estilo gótico influenciou a arquitetura por séculos.

2. A influência do Islã

A arquitetura islâmica é um estilo que se expandiu a partir do século VII, inspirado pelos princípios da religião muçulmana. É conhecida por seus belos ornamentos e arcos em forma de ferradura.

As mesquitas são as principais obras deste estilo, com suas cúpulas e minaretes. A utilização de mosaicos e azulejos coloridos também é uma característica marcante desse estilo arquitetônico, que é um dos mais influentes em todo o mundo desde a colonização moura na Europa.

3. Barroco

A arquitetura barroca surgiu no século XVII, na Europa, e se caracteriza por ser extravagante e ornamentada. “Barroco” significa pérola com formatos anômalos, ou seja, que não é perfeitamente redonda.

Por isso, o estilo arquitetônico barroco trouxe o uso de curvas, colunas retorcidas e elementos decorativos em excesso, contrastando claro e escuro com janelas que direcionavam a luz para lugares específicos na construção, deixando outras salas e ambientes em total escuridão.

A arquitetura barroca teve grande impacto na história da arte e da arquitetura, influenciando o desenvolvimento de estilos posteriores, como o rococó e o neobarroco.

No Brasil este estilo arquitetônico influenciou muito as construções. Assim, por exemplo, podemos citar o famoso escultor Aleijadinho e suas obras de arte, que até hoje estão em Ouro Preto (MG).

4. Estilo Persa

A arquitetura persa é conhecida por seus edifícios magníficos e impressionantes. Com uma tecnologia impressionante, os persas foram os pioneiros em técnicas avançadas de construção, como o uso de arcos, abóbadas e cúpulas.

O estilo persa incorpora elementos da arquitetura islâmica, como os mosaicos e as inscrições caligráficas. Como exemplo, podemos citar obras reconhecidas no mundo todo, como a Mesquita do Imã, em Isfahan, e o Palácio de Golestão, em Teerã.

5. A influência italiana

O estilo italiano é conhecido por ser um misto entre influências romanas e renascentistas. Ele valoriza a simetria, a harmonia e a proporção, utilizando materiais, como mármore, pedra e tijolo. Exemplos famosos incluem a Basílica de São Pedro, em Roma, e a Catedral de Florença, com suas cúpulas distintas.

É claro que existem vários outros estilos que influenciaram e ainda hoje inspiram arquitetos, a cultura ou então a sociedade como um todo. Mas os principais você conferiu na lista acima!

você pode gostar também