De quantos ossos precisamos para nos sustentar? A resposta vai te impressionar!

Especialistas afirmam que o número exato de tais estruturas de sustentação pode variar ao longo de nossas vidas.

O corpo humano é um organismo bastante complexo e repleto de particularidades e mistérios. Isso significa que existem diferentes órgãos que cumprem os mais variados papéis para garantir o bom funcionamento de cada sistema.

Os ossos são, talvez, uma das estruturas mais importantes para garantir nossa mobilidade, uma vez que são responsáveis pela nossa sustentação e locomoção. Mas, afinal, quantos ossos uma pessoa adulta possui ao todo?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta não é simples, pois o número exato costuma variar de acordo com a idade do indivíduo.

O esqueleto de um adulto é composto por 206 ossos, enquanto o de um recém-nascido conta com cerca de 270 a 300 estruturas ósseas.

Como os ossos humanos são afetados com o passar do tempo?

Imagem: Reprodução

Como foi dito anteriormente, o percentual exato de ossos no corpo varia conforme a idade.

Ao nascermos, uma grande proporção das estruturas ósseas é composta por cartilagens. Assim, isso faz com que o número seja maior do que o encontrado em um adulto.

Portanto, à medida que envelhecemos, parte dos ossos começa a se fundir a partir da área dos núcleos de crescimento. Apesar desse processo, nenhum osso desaparece definitivamente. Principalmente a partir dos 40 anos, esse processo começa a ocorrer.

O nome do processo responsável por isso é sinostose, que consiste na fusão óssea em fases distintas da vida, em regiões diferentes do esqueleto.

Isso resulta no desaparecimento de algumas articulações. Esse processo é mais comumente observado no crânio e elimina algumas articulações específicas conhecidas como suturas.

Conforme o tempo passa, as estruturas afetadas começam a perder a capacidade de absorver grandes impactos, o que pode prejudicar grandemente a vida do indivíduo afetado.

Por fim, caso algum sintoma desta natureza seja sentido, o ideal é procurar ajuda médica o mais rápido possível para que um profissional avalie o problema.

você pode gostar também