Em Marte, rover Curiosity descobre rocha de outro lugar do universo

NASA está fazendo grandes avanços em seu estudo sobre o planeta vermelho.

A NASA, agência responsável pelo programa de exploração espacial, encontrou um objeto raro em Marte. O rover Curiosity, que percorre a superfície de Marte em busca de achados intrigantes, descobriu uma rocha, em janeiro, que “parece ter vindo de outro lugar”.

Nesta quinta-feira, 2, veio a confirmação: de fato, o objeto fazia parte de outra coisa no universo. A rocha metálica pode fornecer evidências de que Marte já esteve em contato com um corpo maior de outro lugar do universo e podem ser a chave para encontrar sinais de vida passada no planeta.

O Rover se comunicou pelo Twitter, veja:

Tradução: “Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. Pedra. METEORITO

Não é incomum encontrar meteoritos em Marte — na verdade, eu já fiz isso algumas vezes! Mas uma mudança de cenário é sempre agradável.

Essa aqui tem cerca de um pé de largura e é feita de ferro níquel. Estamos a chamando de ‘Cacau.'”

O rover Curiosity não é único a explorar Marte, uma vez que vários outros robôs estão lá ajudando a NASA em seus estudos. O Perseverance é um deles e, desde fevereiro de 2021, estuda a cratera Gale, ao norte do equador marciano. Essa cratera foi formada pelo impacto de meteoritos supercristalinos (meteoros recebem esse nome devido às bolas de fogo muito brilhantes que os acompanham).

Perseverance também concluiu que a rocha foi formada por fluxos de lava vulcânica e que já esteve em contato com água muitas vezes. Devido a isso, cientistas desconfiam que possa ter sido um lago. O robô Perseverance também está colhendo amostras do solo de Marte para estudos.

Os rovers Curiosity e Perseverance parecem estar fazendo ótimas descobertas. Para os cientistas que procuram formas de vida extraterrestres, o fascínio por Marte cresce a cada dia. Várias imagens recentes obtidas por sondas do Planeta Vermelho podem conter vestígios de micróbios – um possível sinal de que a Terra não é o único porto seguro para a vida no sistema solar.

A descoberta levantou novas questões sobre como o universo começou. Os robôs continuam colhendo dados, amostras e fotos que estão ajudando, e muito, a esclarecer alguns mistérios de Marte.

você pode gostar também