NASA tem novos projetos para Vênus, o ‘irmão gêmeo do mal’ da Terra; saiba mais!

Ainda não há razões para explicar por que ambos são tão diferentes.

Em algum momento da sua vida, você já ouviu a expressão que fala que Vênus é o “irmão gêmeo do mal” que a Terra possui? Se você já ouviu, questionou-se sobre o motivo que leva muitos a chamarem-no assim? Bom, falaremos um pouco sobre as razões para muitos cientistas usarem tal jargão.

O primeiro ponto a respeito disso é que a Terra e Vênus têm os mesmos materiais na constituição de seus solos: silicatos e basaltos. É como se houvesse a criação de um só, dividindo-se em dois.

Para quem não sabe, Vênus é um dos planetas mais próximos do Sol. Isso sem mencionar que ambos possuem o mesmo tamanho e a mesma densidade. Ou seja, são as razões que nos levam a crer que eles eram irmãos.

Porém, ainda não há explicação sobre o motivo que nos leva a chamá-lo de “mal”.

O irmão ‘mal’ da Terra

O conceito que levou os cientistas a tirarem essa conclusão não é muito difícil de entender. Se realizarmos um breve estudo, notaremos que Vênus é um planeta extremamente quente, conseguindo chegar a 480 °C, o que logicamente é um estado impossível para o ser humano desenvolver vida.

Para termos noção, essa é a temperatura capaz de derreter até mesmo uma boa quantidade de chumbo. Além disso, é possível afirmar que Vênus nunca desenvolve oceanos, segundo dados compartilhados no ano de 2021.

Afinal, por que ambos são tão diferentes?

Essa é uma pergunta que a própria Nasa está a fim de responder. Porém, ainda não é possível, mas assim que conseguirem completar três missões em um período de 10 anos, é bem provável que tenhamos uma resposta mais clara no futuro.

A primeira missão que está em planejamento é enviar uma nave para apenas passar pelo planeta, sem enviar ninguém para fora, a fim de analisar as nuvens do ambiente.

Ainda nesse plano, querem enviar uma sonda até a superfície, para que ela consiga coletar os dados necessários para o estudo.

Já a segunda missão é o envio de um orbitador para que seja possível analisar a história de Vênus até o momento. Além disso, quando acontecer, será possível afirmar se houve água ou não no planeta.

Por fim, na terceira missão, que provavelmente será colocada em prática só em 2030, os pesquisadores vão se aprofundar na atmosfera do planeta, além de conhecer mais sobre seu núcleo.

você pode gostar também