Robô de metal líquido? Cientistas criam tecnologia usada por T-1000 em ‘Exterminador do Futuro 2’

Um robô de metal líquido, igual ao apresentado no clássico 'Exterminador do futuro 2', foi criado por cientistas chineses e americanos.

Um robô com grandes semelhanças ao apresentado no filme “Exterminador do futuro 2” foi criado na vida real. No filme, o exterminador defende Sarah e John Connor de uma ameaça do futuro, o T-1000.

Cientistas americanos e chineses criam robô de metal líquido

O robô é difícil de destruir e se deforma quando recebe golpes e balas, mas se recompõe rapidamente. Dessa forma, pesquisadores americanos e chineses criaram algo semelhante ao T-1000. A criação é feita de metal e derrete quando exposta a uma temperatura específica, podendo passar do sólido para o líquido à vontade de seus criadores.

Nos testes realizados, o robô conseguiu escapar de uma prisão, atravessando grades e dissolvendo-se completamente até passar para o outro lado, onde se recompôs. Além disso, também foi capaz de expelir corpos estranhos de dentro de seu estômago e de soldar um circuito de LED.

O projeto foi apresentado na revista científica Matter. Ele é composto pelo metal gálio, que, quando puro, se funde a 29,8 graus. Ou seja, derreteria em nossas mãos!

Adicionaram também particularidades de outros três elementos, neodímio, ferro e boro. Sendo assim, conseguiram ampliar a resposta dos aparelhos a campos magnéticos.

O nome do robô é MPTM, uma sigla para Magneto Active Phase Transition Material. Que significa, um campo magnético de intensidade que induz uma corrente elétrica dentro do gálio (substância) que gera calor, transformando sólido em líquido.

Os campos magnéticos também permitem-lhe pular 20 vezes sua altura, girar em seu próprio eixo a 1.500 rotações por minuto e a se mover a uma velocidade de 1 metro por segundo. Impressionante, não?

Os cientistas planejaram vários experimentos para ver o que sua criação poderia fazer. Em um deles, o transformam em um parafuso capaz de alcançar cantos, ocupando o orifício em sua forma líquida e selando-o uma vez sólido. Em outro, o MPTM atua como um ferro de solda em um circuito de LED, usando parte de si mesmo como solda.

O robô não é grande, como no filme do exterminador, fica a menos de um centímetro do chão. Mas é tão assustador quanto, ou seria fascinante?

A era da tecnologia realmente chegou!

você pode gostar também