Conheça o Yutu-2, rover chinês que está quebrando recordes em sua missão na Lua

Este não é o primeiro rover chinês que foi enviado, em uma missão, para o espaço. Veja mais!

Quando os robôs são enviados para o espaço, é muito comum que eles entrem no modo de hibernação, para conseguirem se resguardar das baixas temperaturas. Recentemente, um rover chinês, chamado de Yutu-2, voltou a explorar a Lua, depois de passar 14 dias “dormindo”.

Diferente de seu outro rover, o Zhurong, este encontra-se em perfeito estado e explorando a todo vapor, de acordo com as informações dadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), neste último sábado, 21.

Além disto, o rover chinês já enviou novas imagens aos chineses do local em que se encontra. Veja mais informações abaixo.

O despertar e a exploração do Yutu-2 na Lua

Além de comemora o despertar de seu robô, a CNSA afirmou que “o Yutu-2 seguiu quebrando recordes, sua performance surpreendeu e inspirou todos nós”. As fotos enviadas pelo robô foram tiradas de sua câmera panorâmica, depois de três dias, após o seu despertar.

Nas imagens, é possível ver um pouco do espaço no qual o robô se encontra. Yutu-2 está localizado, até onde se sabe, no lado mais afastado da Lua, na cratera Von Kármán. Um fato curioso é que o robô foi enviado ao local em 2019 e, inicialmente, sua missão duraria apenas três meses. Porém, não foi muito bem isso que aconteceu.

O nome dado a sua missão foi Chang’e 4 e o Yutu-2 já se encontra na Lua há cinco anos. No total, o rover chinês já percorreu mais de 1,4 km pela região do satélite natural. Durante estes cinco anos, o Yutu-2 vem recolhendo alguns dados sobre a Lua, como: sua composição mineral, sua superfície e subsuperfície, entre outras informações.

No entanto, os chineses estão projetando um novo rover para fazer companhia ao Yutu-2, em breve, projetado para ser enviado em 2026. Este novo rover deve ser ainda maior que o atual e o nome de sua missão será Chang’e 7. Este projeto tem como chefe Tang Yuhua, que deu mais detalhes.

“Em comparação com o Yutu-2, que depende mais de comandos operacionais na Terra, o rover da Chang’e 7 será mais inteligente, escolhendo seu próprio caminho de exploração principalmente sozinho”, afirmou o projetista.

você pode gostar também