Cuidado na escolha! 10 nomes comuns no Brasil que têm significados sombrios
Quando se trata de nome, nem sempre a beleza sonora é o que mais importa, pois o significado pode revelar algo inesperado e negativo.
O nome das pessoas é um dos tópicos que mais suscita curiosidade e pesquisas na internet, especialmente sobre os significados e sentidos que eles carregam.
Muitos representam algo bom, mas também existem aqueles que se referem a algo ruim.
Tanto no Brasil como nos demais países, existem nomes que são muito populares, que são escolhidos com frequências pelos pais e mães, mas que estão longe de representar algo bom.
Esse aspecto, com certeza, é algo que pega muita gente de surpresa.
Embora existam pessoas que não se importam com o significado e se apegam mais à beleza ou à sonoridade dos nomes, muitos se importam com essa questão, tendo ela, inclusive, como a mais importante.
Se esse é o seu caso, fique atento! A seguir, vamos listar 10 nomes bastante comuns no Brasil, mas que carregam sentidos negativos.
Antes de nomear o próprio filho, vale a pena pesquisar e pensar melhor, afinal o nome é algo que vale para a vida toda.
10 nomes com significados negativos
Você gosta do próprio nome? Já pesquisou o significado dele? – Foto: Reprodução
No caso do Brasil, com tanta diversidade linguística e variedade de interpretações, é importante destacar que, muitas vezes, o sentido do nome depende do contexto ou da realidade regional.
Fora isso, existe também a questão temporal, ou seja, os significados podem melhorar com o tempo.
Dito isso, separamos 10 exemplos de nomes que, apesar de populares e bonitos, carregam certa negatividade, a depender do contexto. Veja:
- Morgana: o nome Morgana Le Fay foi dado a um feiticeira famosa das lendas arturianas e que era considerada vilã por utilizar os próprios poderes para fins desonestos.
- Dirce: esse nome, na mitologia grega, foi dado a uma mulher que foi amarrada a um touro como forma de vingança por sua crueldade.
- Laila: em árabe, esse nome significa ‘noite’, mas também pode sugerir algo como obscuridade ou desconhecido.
- Jezebel: esse é o nome da rainha mencionada na Bíblia e que é associada a falsidade, manipulação, traição e imoralidade.
- Dolores: no latim, significa ‘dolor’ ou ‘dor’. Esse é um nome associado a tristeza e sofrimento.
- Vlad: esse nome surgiu em referência a Vlad III, conhecido como o Empalador. Ele empalava os próprios inimigos, o que o tornou um ser cruel e decisivo para o surgimento da lenda de Drácula.
- Berenice: a história de Berenice evoca sentimento de amor e sacrifício, mas ao cortar e doar o próprio cabelo, como fonte de orgulho, ela carrega uma questão pessoal e emocional bastante sombria.
- Dalila: a personagem bíblica que leva esse nome é conhecida por trair Sansão. Ao passar o segredo da força deles para os seus inimigos, ela contribuiu para que ele fosse capturado e ficasse cego.
- Mara: em hebraico, esse nome significa ‘amargura’ e profunda tristeza.
- Iago: esse nome é dado a um famoso personagem de ‘Othello’, obra de Shakespeare. Ele é conhecido por ser manipulador e traidor de Othello.