4 países que tiveram uma breve, mas marcante, existência

De resistência a invasões, essas nações efêmeras deixaram marcas indeléveis na história.

Os países mais antigos do mundo, como Grécia e Roma Antiga, se orgulham de seu legado cultural e duradouro para a humanidade. Mas e quando um país tem uma efêmera existência?

Na história global há exemplos de nações anexadas, absorvidas, invadidas ou destruídas pouco tempo após declararem sua independência. Eis algumas delas a seguir!

4 países que tiveram uma breve existência

Formosa: resistência à ocupação japonesa

Bandeira da República de Formosa – Imagem: Reprodução

A República de Formosa foi uma nação que existiu pouco tempo antes de ser absorvida pelos japoneses. Em 1895, a China concedeu a ilha de Taiwan ao Império do Japão.

Os habitantes, no entanto, resistiram e, em 23 de maio de 1895, proclamaram a independência, formando a República de Formosa. Mas a soberania durou apenas 151 dias, com a invasão japonesa assumindo o controle da ilha.

Katanga: o sonho da independência em meio ao caos

No dia 11 de julho de 1960, Moise Tshombe, líder influente no sul do Congo, declarou a criação da nação independente de Katanga.

No entanto, com menos de um ano de existência, Tshombe foi levado ao exílio na Espanha, após pressões internacionais contrárias a formação do novo país.

A Comuna de Paris: socialismo e revolta

Imagem retrata a sobrevivência da Comuna de Paris – Imagem: Reprodução

No outono de 1871, a capital francesa vivenciou um período turbulento com o surgimento da Comuna de Paris.

Esse governo socialista independente apareceu de forma abrupta e, em meio a conflitos, se consolidou como um marco histórico significativo.

A Comuna representou uma ruptura com o regime anterior e propôs um modelo alternativo de organização social, baseado em princípios socialistas.

Durante a Guerra Franco-Prussiana de 1870, a Guarda Nacional Francesa tomou o controle de Paris, matou dois generais do exército e recusou-se a submeter-se ao governo da Terceira República.

O curto episódio durou apenas dois meses e três dias, sendo suprimido e destruído pelo exército nacional francês.

República da Estíria Eslovena: resistência durante a Segunda Guerra

A República da Estíria Eslovena foi formada durante a Segunda Guerra Mundial, quando a então parte da Iugoslávia foi invadida pelos nazistas, que proibiram o uso da língua local e impuseram o alemão.

Ao fim do confronto mundial, os eslovenos foram reorganizados dentro da Iugoslávia, e hoje são parte da Eslovênia.

Esses países tiveram uma existência breve, mas marcante. Suas histórias trazem lições sobre resistência, submissão, orgulho cultural e luta por autonomia.

você pode gostar também